Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lato Sensu

CATÁLOGO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFAP

 

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

O Curso de Especialização em Informática na Educação visa capacitar profissionais e professores quanto ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, de forma interdisciplinar.

Público-Alvo

O programa de Pós-Graduação em Informática na Educação foi idealizado, prioritariamente, para atender à formação continuada de profissionais graduados que atuam na Educação Básica e Superior, independentemente de sua área de formação específica.

Perfil do Egresso

O profissional formado no curso de Especialização em Informática na Educação deve ser dotado de capacidades para concepção de projetos e a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação, adequadas às necessidades da sociedade seja qual for seu nível de atuação.

Carga Horária

A carga horária total do curso é de 400 (quatrocentas) horas distribuídas em atividades teóricas e práticas, individuais ou em grupos, seminários e outros, incluindo as destinadas a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser desenvolvido ao longo do período dedicado as atividades acadêmicas.

O curso tem duração 3 (três) módulos. O prazo para integralização do curso é de 18 meses.

COORDENADOR: Ederson Wilcker Figueiredo Leite

 

 ENSINO DA QUÍMICA

O Curso de Pós-graduação em Ensino da Química tem como objetivo habilitar profissionais em nível de Pós-Graduação Lato Sensu para atuar no Ensino de Química, visando promover a formação continuada de docentes.

 Público alvo
•Licenciados em Química;

  • Licenciados em Ciências Biológicas;
  • Licenciados em Ciências Naturais;
  • Profissionais graduados em áreas afins, desde que estejam atuando na educação básica.

 Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Ensino de Química deve apresentar como perfil profissional a capacidade de:

  • Atuar no ensino de química na educação básica e na graduação, instituindo espaços participativos na relação ensino e aprendizagem pautada pelo respeito mútuo, assim como pelo respeito à trajetória e aos saberes dos estudantes.
  • Promover a ênfase na relação dos conhecimentos científicos e técnicos.
  • Estabelecer relações entre, educação, ciência e tecnologia.
  • Desenvolver ações que consolidem a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
  • Promover o processo educativo com novas metodologias para o ensino de química, visando contribuir com o desenvolvimento intelectual dos estudantes e despertar o interesse científico.
  • Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir de práticas pedagógicas, que vise à formação da competência técnica na área do conhecimento e de atuação profissional dos estudantes.

 Carga Horária

A carga horária total do curso será de 490 (quatrocentos e noventa) horas distribuídas em atividades teóricas e práticas, individuais ou em grupos, seminários etc., incluindo as destinadas a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser desenvolvido ao longo do período dedicado às atividades acadêmicas.

O curso será ofertado na modalidade presencial, no turno noturno, com duração total de no máximo 18 (dezoito) meses para sua integralização

COORDENADORA: Adriana Lucena de Sales


 BIOTECNOLOGIA

 O curso de Pós-graduação em nível de Especialização em Biotecnologia tem como objetivo habilitar profissionais em nível de Pós-Graduação Lato Sensu em Biotecnologia para atuar no Ensino e Pesquisa de Biologia, Meio Ambiente e Processos Biotecnológicos Alimentares, visando promover a formação continuada de docentes e pesquisadores, com senso crítico refinado, reflexivo e inovador, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, bem como, formar profissionais capazes de solucionar problemas em sua área, gerando e aplicando conhecimento científico em biotecnologia vegetal, biotecnologia ambiental e biotecnologia de alimentos no Brasil e especialmente na região vale do Jari – Laranjal do Jari.

 Público Alvo

Licenciados em Ciências Biológicas;

Licenciados em Química;

Licenciatura em Ciências Naturais;

Bacharéis em Biologia;

Bacharéis em Biotecnologia;

Tecnólogos em Gestão Ambiental;

Tecnólogo em Biotecnologia.

Profissionais graduados em áreas afins, que atuem na Educação Básica e, ou na Pesquisa aplicada.

 

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Biotecnologia deve apresentar como perfil profissional a capacidade de:

1 - Atuar em diferentes níveis de ensino, instituindo espaços participativos na relação ensino e aprendizagem pautada pelo respeito mútuo, assim como pelo respeito à trajetória e aos saberes dos estudantes.

2 - Promover a ênfase na relação dos conhecimentos científicos, técnicos e tecnológico.

3 - Estabelecer relações entre, educação, ciência e tecnologia.

4 - Desenvolver ações que consolidem a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

5 - Promover o processo educativo com novas metodologias para o ensino de Ciências Básicas, visando contribuir com o desenvolvimento intelectual dos estudantes além de despertar o interesse científico.

6 - Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir de práticas pedagógicas e de pesquisa, que visando à formação da competência técnica na área do conhecimento e de atuação profissional dos estudantes.

 Carga Horária                
A carga horária total do curso será de 495 horas distribuídas em atividades teóricas e práticas, individuais ou em grupos, seminários etc., incluindo as destinadas a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser desenvolvido ao longo do período dedicado as atividades acadêmicas e com um orientador, que poderá ser acompanhado de um co-orientador.

O curso será ofertado na modalidade presencial, no turno noturno

 COORDENADOR: Wanderson Michel de Farias Pantoja



CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 

PROFEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica com um curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em rede nacional, pertencente à área de Ensino e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação .

O ProfEPT tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimentos como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

O ProfEPT conduz ao título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

 O ProfEPT prevê 480 (quatrocentos e oitenta) horas de atividades didáticas, correspondentes a 32 (trinta e dois) créditos, assim distribuídos:

I - Disciplinas obrigatórias: 18 créditos ou 270 horas

II - Disciplinas eletivas: 6 créditos ou 90 horas

III - Disciplinas de Orientação: 8 créditos ou 120 horas

 COORDENADOR: Prof. Dr. Cleber Macedo de Oliveira

 

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá complementam a formação ofertada pela graduação institucional com o intuito de proporcionar ao estudante ensino verticalizado e de qualidade, com elevado padrão técnico, científico e profissional.
Uma vez manifestada a intenção de criar um curso, seja por parte de um departamento/área ou grupo de professores de diferentes áreas, os mesmos deverão elaborar um projeto pedagógico. Para isso, é necessário utilizar o formulário para Criação de Curso Lato Sensu e encaminhar o projeto à Coordenação de Pós-Graduação para apreciação e institucionalização.

 

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 

  • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU  EM  BIOTECNOLOGIA   - EM BREVE!

 

Fonte: http://incisaimam.com.br/curso/biotecnologia/

 

Ofertado pelo Campus Laranjal do Jari, com carga horária de 495 horas. 40 (quarenta) vagas. O turno de funcionamento é o noturno. O Curso terá duração de 18 (dezoito) meses e é destinado a profissionais graduados em Biologia, Agronomia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Alimentos, Química e demais áreas afins, que procurem especialização no setor biotecnológico para inserção no mercado de trabalho.

   

Fonte: https://www.cadernodeeducacao.com.br/2017/12/planos-de-aula-de-informatica-na-educacao.html

 

Ofertado pelo Campus Macapá, com carga horária de 400 horas. 80 (oitenta) vagas. O turno de funcionamento será o noturno. O Curso terá duração de 18 (dezoito) meses e é destinado a graduados que atuam, ou pretendem atuar na Educação Básica e Superior, independentemente de sua área de formação específica.

 Leia mais!

  • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE QUÍMICA - EM BREVE!

Fonte: https://static.wixstatic.com/media/5c06c8_260d799a94c745ea9410e1f8d6076ea7.jpg

 

Ofertado pelo Campus Macapá, com carga horária de 406 horas. 40 (quarenta) vagas. O turno de funcionamento será o noturno. O Curso terá duração de 18 (dezoito) meses e é direcionado a Licenciados em Química, Licenciados em Ciências Biológicas, Licenciados em Ciências Naturais. É destinado também à Profissionais graduados em áreas afins, desde que estejam atuando na educação básica.

 

CURSOS EM ANDAMENTO

  • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Fonte: http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2012/03/pensou-em-ser-professor-sabe-o-que-e-necessario-para-lecionar.jpg

 

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação profissional, visa atender servidores do IFAP que atuam na educação profissional técnica e tecnológica e são portadores de diplomas de Ensino Superior – Bacharel e Tecnologia. Aos professores graduados, não licenciados, ao concluírem o programa especial receberão certificado de especialização, como habilitação para a docência em educação profissional, sendo considerado equivalente à licenciatura, conforme preceitua o Art. 40, parágrafo 2º, inciso I da Resolução CNE nº 06 de 20 de setembro de 2012, como forma de assegurar o direito de participar ou ter reconhecido seus saberes profissionais somente aos professores em efetivo exercício na profissão docente.
Que tem como objetivo geral: habilitar profissionais em nível de Pós-Graduação
lato sensu para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas esferas da docência, da intervenção técnico pedagógica, no desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica e pesquisa aplicada e na gestão institucional , com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos na EPT.

 

 Forma de oferta: O curso é ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Amapá – IFAP, no Campus Macapá

Duração: 12 meses. Poder-se-á admitir uma tolerância de seis meses, para ajustes de imprevistos.

Coordenadora do Curso: Darlene do Socorro Deltetto Minervino

 

 

CURSOS ENCERRADOS

  • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O início do curso ocorreu em 19 de agosto de 2012 e o término em fevereiro de 2014. Sendo matriculados 40 alunos e concluídos 27;
Coordenador: Ronne Franklim Carvalho Dias

Local de Oferta: Campus Macapá

 

 

  • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO

Início do curso em outubro/2013 e término em novembro de 2014. Sendo matriculados inicialmente 200 alunos e concluintes 117;
Coordenador: Márcio Luis Góes de Oliveira

Local de Oferta: Campus Macapá

 

  • PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL– AÇÃO 20 RJ

Início do curso: novembro/2014 e Término em novembro de 2016. Sendo matriculados inicialmente 193 (cento e noventa e três) alunos. Estamos ainda em processo de apresentação de artigos. Sendo que 86 (oitenta e seis) já apresentaram seus artigos.
Coordenadora: Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães

Local de Oferta: Campus Macapá

 

Fim do conteúdo da página