Campus Macapá forma mais 60 licenciados e tecnólogos

colacaoMCPmarco2024

Casal Claudete Tavares e Natalino Picanço venceu quatro anos de sacrifício para concluir o curso

A solenidade de outorga de grau realizada, no dia 22 deste mês, pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) no Campus Macapá foi marcada pelas palavras “coragem, vontade e excelência” proferidas no discurso do orador da turma de Licenciatura em Matemática, Leonardo Costa Lopes. E, também, porque podiam ser percebidas nos rostos dos 60 colandos de oito cursos diferentes, que, naquele final de tarde, tornaram-se os novos licenciados e tecnólogos do Amapá formados pelo Ifap.

Veja o álbum de fotos

O casal Claudete Amanajás Tavares, 41 anos, e Natalino José Gomes Picanço, 34 anos, chegou à cerimônia vestido de beca e da satisfação de ter vencido quatro anos de estudos mesmo com o sacrifício de percorrer a distância de cem quilômetros da comunidade quilombola do Igarapé do Lago, nas redondezas da rodovia BR-156, para assistir às aulas presenciais no Campus Macapá, que ocorriam quinzenalmente.

O percurso feito parte em estrada de terra nem foi o maior obstáculo e sim a falta de acesso à conexão de internet na comunidade, nos primeiros dois anos do curso Licenciatura em Pedagogia, ofertado pelo Ifap, na modalidade a distância, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A gente tinha que andar até uma montanha e subir numa árvore para pegar o sinal e poder baixar o conteúdo das aulas. E depois voltávamos lá para mandar os trabalhos”, contou Claudete. “Hoje é a realização de sonho. Para nós não existia a palavra desistir. Fizemos isso para dar uma vida melhor para nossa filha, que é autista”, completou.

Para Natalino, a conclusão do ensino superior tem um significado ainda maior porque ele é o primeiro homem da família a se formar. “Lá a maioria vive de caça e pesca. Agora eu posso pensar em fazer algo mais”, afirmou. O casal também tem outro motivo de felicidade. A filha de 16 anos ingressou no curso Técnico em Química, também no Campus Macapá. “Aqui é como se fosse um ensino modelo”, disse Claudete.

A solenidade também teve a participação de colandos mais jovens, como Orlando Nazaré Torres Neto, que se tornou tecnólogo em Redes de Computadores aos 22 anos de idade. Ao lado dos pais, ele foi receber o grau após dois anos de curso. A mãe, Sandra Lúcia Torres, estava aliviada porque temia que o ensino médio em escola pública dificultasse o ingresso no nível superior. “Felizmente ele teve uma preparação excelente na escola Gabriel Almeida Café e conseguiu entrar no Ifap”, comemorou.

A comemoração tomou conta de todos os colandos após a outorga dada pelo reitor Romaro Silva aos concluintes dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras Português/Inglês, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Redes de Computadores.

Também compuseram a mesa de honra o diretor-geral do Campus Macapá, Marcus Vinícius Buraslan, os paraninfos do cursos de Licenciatura em Informática, Klessis Lopes Dias, de Licenciatura em Matemática, Helington Franzotti, de Licenciatura em Letras Português/Inglês, André Adriano Brun, de Licenciatura em Química, Natália Eduarda da Silva, de Tecnologia em Alimentos, Narciza Maria de Oliveira Arcanjo, e de Redes de Computadores, Klenilmar Lopes Dias.

Conduziram as turmas como patronos e patronesses os professores Argemiro Midonês Bastos, Klenilmar Lopes Dias, André Luís dos Santos Ferreira, Aldina Tatiana Silva Pereira, Clebson dos Santos Simplício, Carla Alice Theodoro Batista, Marília de Almeida Cavalcante e Clayton Jordan Espíndola do Nascimento.

Lista de colandos

Licenciatura em Matemática