Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso em parceria com o Incra beneficia assentados

 pronera05042024021
 
Mãe e filha presentes no lançamento do curso do Pronera no Campus Agrícola Porto Grande
 
 
Pequenos produtores rurais do polo agrícola de Porto Grande começam neste mês as aulas do curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio, que o Instituto Federal do Amapá (Ifap) está ofertando em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Uma das alunas matriculadas é Giovana Edlen Cardoso da Silva, de 18 anos, que, recentemente, terminou o ensino médio e agora seguirá em frente nos estudos.
 
 
 
 
 
 
O sonho da gente, como mãe, é ver nossos filhos estudando. Eu mesma estudei até a oitava série. Tenho sete filhos, todos trabalham na lavoura. Uns ficaram no sexto ano, outros não saíram da primeira série. Tenho outra de 12 anos que está estudando e o sonho dela também é vir pra cá pro Ifap”, falou a mãe de Giovanna, a agricultora familiar Regina Costa Cardoso, que, junto com o marido e os sete filhos, produz várias espécies no Assentamento Rural Nova Canaã.
 
 
pronera0504202402Autoridades, professores, técnicos e alunos do curso do Pronera: novas possibilidades serão abertas 
 
 
 
 
Mãe e filha participaram da solenidade de lançamento do curso, realizada no dia 5 deste mês, no auditório do Campus Agrícola Porto Grande, com a presença do reitor Romaro Silva, da pró-reitora de Ensino, Cristina Coutinho de Oliveira, do diretor-geral Fabrício Ribeiro, do coordenador-geral do Pronera no Ifap, Felipe Brener, da gestora nacional do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos, do chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Assentamentos do Incra-AP, Pedro Carlos Rosa da Silva, e do assistente para Educação do Campo do Incra, Fabrício Souza Dias.
 
 
 
 
Também compareceu a vereadora de Macapá Janete Capiberibe, representando o diretor da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Camilo Capiberibe, que, como deputado federal, foi autor de emenda parlamentar que direcionou recursos do orçamento federal para execução do Pronera.
 
 
 
A gestora Clarice dos Santos lembrou que o Pronera oferta cursos em todos os níveis e que, no âmbito do Ifap, a parceria tende a se ampliar. Este é o segundo curso de nível médio ofertado, o primeiro foi no Campus Laranjal do Jari. “Temos também cursos superiores e de pós-graduação em diversos estados”, afirmou.
 
 
 
 
Na véspera do lançamento em Porto Grande, a equipe do Incra promoveu um encontro formativo no Campus Macapá, para professores e técnicos de todas as unidades, para falar sobre a trajetória do Pronera e das diversas possibilidades de parceria.
 
 
 
 
O curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio será oferecido na modalidade de ensino da Alternância (tempo escola e tempo comunidade) e tem como requisito ter concluído o ensino médio até a data da matrícula, sendo destinado exclusivamente à população jovem e adulta das famílias beneficiárias de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra. Os alunos receberão bolsa mensal do Pronera. O pagamento das bolsas ficará condicionado à frequência assídua às aulas, que ocorrerão no Campus Porto Grande, barracões comunitários, Escola Familiar Rural e outros espaços possíveis para as atividades acadêmicas.

 

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página