Estudantes do campus Laranjal do Jari participam da 14ª Jornada Espacial PDF Imprimir E-mail
Ter, 20 de Dezembro de 2016 17:55

Os estudantes Gabriele de Sousa Araújo e Abrahão Victor Tavares de Lima Teixeira dos Santos, do curso técnico em Informática docampus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), participaram, de 9 a 14 deste mês, em São José dos Campos (SP), da 14ª Jornada Espacial. Setenta e dois estudantes e 45 professores de 22 estados brasileiros estiveram presentes no evento, que teve a presença do astronauta Marcos Pontes. A experiência incluiu palestras com pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), testes com satélites e foguetes, visitas ao Memorial de Astronomia (MAB), com direito a observações e lançamentos de foguetes.

Estudantes e professor com a bandeira do Amapá na Jornada EspacialEstudantes e professor na Jornada EspacialA participação na 14ª Jornada Espacial foi garantida por Gabriele e Abrahão graças ao desempenho obtido nas provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em maio deste ano. Para o professor de Física Sandro Figueiredo, a perspectiva é de que os novos estudantes possam participar ainda mais deste tipo de modalidade/olimpíada no próximo ano.

“Conhecer o astronauta Marcos Pontes foi um sonho realizado. Participar da XIV Jornada Espacial foi uma experiência rara e incrível. Pretendo trabalhar indiretamente com a astronáutica e lá recebi muito incentivo para que eu possa ir além”, destacou o aluno Abrahão dos Santos.

“Para mim, a XIV Jornada Espacial é uma nova e motivadora experiência. São José dos Campos é uma explosão de ciência e tecnologia no Brasil. Participar de palestras com profissionais como eles motivou-me a continuar estudando e dedicando-me à ciência ainda mais”, disse Gabriele Araújo, aluna do 3º ano do curso técnico de Informática .

“Perseverar foi a palavra de ordem durante a palestra do astronauta Marcos Pontes, e lá, nós aprendemos muito – ensinamentos que ficarão para vida toda”, pontuou o professor Sandro Figueiredo, que acompanhou os alunos durante a viagem.

Por Viviane Fialho Campos, jornalista do campus Laranjal do Jari

Telefone: 3198-2165

Facebook: /institutofederaldoamapa

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398