Ministro da Educação dá posse ao reitor Romaro Silva

possebrasílila24042024 16Reitor Romaro Silva e o ministro Camilo Santana, com o termo de posse assinado na solenidade.

O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou o reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Romaro Silva, em cerimônia, nesta quarta-feira (24/4), no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). Na solenidade realizada pelo Ministério da Educação (MEC), para posse de 25 reitoras e reitores, sendo 15 de universidades e dez de institutos federais, a valorização do processo democrático de escolha dos dirigentes pelas comunidades acadêmicas, com respeito à autonomia das instituições, foi o ponto mais destacado.

Estamos aqui para celebrar. Primeiro, o respeito à escolha democrática das comunidades acadêmicas. Lembrando que esse foi um compromisso do presidente Lula no primeiro encontro que ele fez com os reitores em janeiro do ano passado. Reitor eleito é reitor empossado”, afirmou, em seu discurso, o ministro Camilo Santana.

Para Romaro Silva, “este momento representou como a Rede Federal tem sido cada vez mais vista como fundamental na política de redução das desigualdades e na conquista de cidadania através da educação profissional, juntamente com as universidades federais".

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, discursou em nome de todos os reitores da Rede Federal. “Como presidente do Conif durante este ano, sigo resoluto no propósito de fortalecer nossas instituições, por meio de ações que garantam o protagonismo da Educação Profissional como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável do país”, disse Monteiro, que foi reconduzido no cargo de reitor do Instituto Federal Goiano.

Estudantes egressos do Ifap, Paulo Cozzi e Marlei Farias, hoje acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB), compareceram à solenidade. “Fui intercambista nos Estados Unidos e hoje curso Relações Internacionais na Universidade de Brasília e também estagio na Assessoria de Relações Internacionais do Ministério da Educação. Com certeza a minha formação no Instituto Federal foi de extrema importância para a pessoa que sou hoje e para as minhas conquistas. Por isso sou muito grato e fiz questão de estar aqui”, disse Marlei, que concluiu, em 2018, o curso Técnico de Informática no Campus Laranjal do Jari.

Também egresso do Campus Laranjal do Jari, onde concluiu o curso Técnico em Admiinstração, Paulo Cozzi está no curso de Direito da UnB. É uma honra participar deste momento, porque o Instituto Federal faz parte da minha trajetória”, afirmou.

Estiveram ainda presentes na solenidade as pró-reitoras de Ensino, Cristina Coutinho, de Extensão, Alyne Lima, e de Gestão de Pessoas, Patrícia Paranhos, os diretores-gerais dos Campi Laranjal do Jari, Lucilene Melo, Macapá, Marcos Buraslan, Porto Grande, Fabrício Ribeiro, e Santana, Marlon Nascimento, bem como a representante da Pró-Reitoria de Administração (Proad), Sabrina Santos, o diretor de Engenharia, Alexandre Sobral, o chefe de Gabinete da Reitoria, Luiz Ricardo Aires, e os assessores de Relações Internacionais, Márcia Helena Pereira, e Institucionais, Catiano Gama.

Diretoria de Comunicação – Dicom