Delegação do Ifap conquista dez medalhas no JIF 2017

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 11h23
Atletas do judô no pódio com a bandeira do Amapá

Mesmo com uma equipe reduzida – onze estudantes de quatro campi -, a delegação do Instituto Federal do Amapá (Ifap) conseguiu alcançar resultado geral positivo na Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), realizada de 4 a 8 de outubro, em Poços de Caldas-MG. As maiores vitórias foram conquistadas pelo time de judô, com dez medalhas, no total. Os estudantes do Ifap também disputaram as modalidades de xadrez feminino e natação (100 metros livres), obtendo em ambas o sexto lugar geral.

Atletas do judô feminino no pódio
Na classificação geral da categoria absoluto feminino do judô, o Ifap ficou em segundo lugar, conquistando a medalha de prata juntamente com o Colégio Pedro II. Já as duas medalhas de prata e uma de bronze no judô feminino deram ao ifap o quarto lugar na classificação geral. O Ifap ficou em 7º na classicação geral do judô masculino. No torneio por equipes regionais, o Norte ficou em terceiro lugar na classificação por equipe feminina (Institutos do Amapá, Roraima e Tocantins) – e em quarto lugar na classificação por equipe masculina (Institutos do Amapá, Pará, Rondôndia, Roraima e Tocantins).

No judô feminino, as estudantes Jully Quaresma (campus Macapá) ganhou medalha de prata na categoria Leve (-57 kg) e bronze no absoluto feminino, Vitória Caroline Salgado (campus Macapá) conquistou prata na categoria Meio Leve (-52 kg ) e Stefanny Serrão (campus Laranjal do Jari) bronze na categoria Médio (-70 kg). No judô masculino, Thiago Victor de Oliveira (campus Macapá) conquistou a medalha de prata na categoria Meio Pesado (-100 kg), Otton Henrique Pontes (campus Macapá) bronze na Leve (-73 kg) e Maiwan Pereira (campus Oiapoque) também foi bronze na categoria Pesado (+100 kg).

Delegação com a reitora Marialva Almeida
A equipe de xadrez feminino foi formada pelas estudantes Tamires Luara de Oliveira Brittes (campus Macapá), Érica Milleny Pereira Machado (campus Macapá), Alba Helena Neves Brasil da Silva (campus Macapá) e Flávia Gabrielly Machado da Silva (campus Laranjal do Jari). Na natação, o Ifap foi representado pelo estudante Pedro Daniel Ribeiro de Sousa (campus Macapá) na categoria 100 metros livres.

“A interação com outros alunos e servidores de IFs dos outros estados, a experiência adquirida, o espírito de equipe e o aprendizado que só o esporte é capaz de ensinar foram os principais ganhos da delegação do Ifap nesses Jogos dos Institutos Federais 2017”, afirmou chefe da Delegação do Ifap, Maykon Anderson de Souza Soares, técnico-administrativo do campus Santana. “Saliento ainda o apoio da Reitoria, Proext e professores de Educação Física que não foram para os JIFs, mas que colaboraram na preparação dos alunos/atletas. E contamos com a presença da reitora”, completou.

A delegação do Ifap foi composta ainda pelo professor de Educação Física Mesaque da Silva Correia, do campus Porto Grande, técnico das equipes de judô e natação, e pela técnica em Enfermagem Mariane Gonçalves Paiva, do campus Laranjal do Jari.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice