Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap abre inscrição para cursos FIC do Programa Empodera Mulher

Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 13h18 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 10h18

 

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) publicou o edital de oferta de vagas para os cursos de formação inicial e continuada (FIC) do Programa Empodera Mulher Ifap para o ano de 2024. São 510 vagas em cursos do eixo tecnológico Gestão e Negócios para alunas bolsistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com turmas iniciando nos meses de março, abril e agosto. O período de inscrições é de 14 a 28 de janeiro, de forma gratuita e exclusivamente por meio do site http://processoseletivo.ifap.edu.br, ocasião em que deve ser feita a opção de curso considerando escola e/ou localidades onde serão ofertados. Acesse aqui o Edital 02/2024-Proeppi/Ifap.

Os cursos FIC de Microempreendedor Individual e Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, ambos com carga horária de 160 horas, do Programa Empodera Mulher Ifap, utilizam recursos e metodologia de acesso, permanência e êxito (MAPE) do Programa Federal Mulheres Mil. O cursos estão voltados à empregabilidade, ao desenvolvimento de características empreendedoras, à autonomia e emancipação das mulheres, com turmas sendo ofertadas nos municípios de Macapá, Pracuuba, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Oiapoque. 

Além das 510 vagas, o Programa Empodera Mulher também está garantindo 30 vagas exclusivamente para mulheres indígenas residentes no município de Oiapoque, em colaboração com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Amapá, o que perfaz um total de 540 vagas ofertadas. Neste ano, o Programa também conta com a parceria das Secretarias de Estado de Assistência Social (SEAS) e de Políticas para Mulheres (SEPM) em municípios onde há oferta de turmas e na disponibilização de pontos focais de suporte à inscrição. 

 

Auxílio-permanência

As alunas dos cursos FIC terão direito à bolsa no valor diário de aula de R$ 12, totalizando R$ 600 correspondentes a 50 dias letivos, pagos em conformidade com a frequência de aula semanal. A participação nos cursos também ensejará o recebimento de kit escolar com uniforme, bolsa sacola ecobag, caneta e copo. 

Os recursos financeiros para o pagamento de bolsas são oriundos da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), através de Termo de Execução Descentralizada (TED) da SETEC/MEC, e de Emenda Parlamentar da deputada Aline Gurgel, sob a natureza de despesa auxílio a estudante.

 

Público-alvo

O Programa Empodera Mulher Ifap tem por missão criar oportunidades de formação e emancipação socioeconômica a mulheres, preferencialmente em vulnerabilidade social no Amapá. São consideradas mulheres em vulnerabilidade socioeconômica aquelas com renda familiar de até um salário mínimo e meio, trabalhadoras beneficiárias do Programa Seguro-Desemprego e ou em situação de fragilidade provocada por suas condições de vida, como as indígenas, quilombolas, ribeirinhas, vítimas de desastres naturais ou provocados, agricultoras de base familiar, artesãs e outras, em condições similares. 

Para concorrer aos cursos FIC é necessário ser do sexo feminino (ou possuir identidade de gênero feminino), ter idade mínima de dezoito anos, escolaridade mínima exigida em cada curso, residir preferencialmente na cidade onde será ofertado o curso, possuir Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O processo de seleção será por ranking de pontuação, considerando os critérios de renda per capta; idade; filhos; tempo fora da escola; filiação a movimentos sociais organizados como cooperativas, associações e associações de bairro, sindicatos; mulheres transgêneros; negras (pretas e pardas).

 

Reserva de Vagas

Em consonância com a política afirmativa de acesso à formação do Ifap, o Programa Empodera Mulher reserva pelo menos uma vaga em cada turma para pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; transexuais (com identificação feminina) ou travestis; e autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. 

Caso o número de inscritas seja maior que o número de vagas, as candidatas que não estiverem classificadas farão parte de cadastro reserva, podendo ser convocadas durante a vigência do processo seletivo, válido até dezembro de 2024. Para fazer parte do cadastro reserva e constar em eventuais futuras convocações é necessário realizar a matrícula no prazo e local indicado constantes no edital de seleção. 

 

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página