Ifap celebra cooperação com secretarias de Assistência Social e Políticas para Mulheres

Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 14h26

cooperamulher202401Reitor Romaro Silva, ao lado das secretárias Aline Gurgel e Adrianna Ramos e demais participantes do ato de celebração do acordo de cooperação

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) celebrou Acordos de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) com vistas a ações de promoção da cidadania por meio da articulação de políticas públicas, eventos e oferta de cursos técnicos profissionalizantes na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do programa institucional Empodera Mulher, que deverão contribuir para o desenvolvimento educacional e inclusão econômica de mulheres em vulnerabilidade socioeconômica no estado do Amapá, prioritariamente aquelas atendidas por programas de transferência de renda.

cooperamulher202402 Reitor Romaro Silva e secretárias Aline Gurgel e Adrianna Ramos assinam o acordo

Os termos dos acordos foram assinados pelo reitor do Ifap, Romaro Silva, e as secretárias da Assistência Social, Aline Gurgel, e de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos Segato, em solenidade realizada no Gabinete da Reitoria, na terça-feira (9/1). Participaram do ato a coordenadora do Empodera Mulher, Jaqueline Ramos, além de demais membros do programa, diretores da SEAS e da SEPM, integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a juíza Elaine Cantuária, que é ouvidora da mulher no Tribunal de Justiça do Amapá.

Os respectivos acordos de cooperação preveem que as secretarias promovam a mobilização e o suporte operacional nos municípios onde o Ifap ofertará cursos de qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade, destinando pontos focais de inscrição, divulgando às alunas serviços de atenção e garantia de direitos das mulheres e famílias e disponibilizando serviços de atendimento à mulher em feiras, eventos e polos onde são realizados os cursos do Ifap.

cooperamulher202403

Solenidade teve ampla participação de membros da equipe do Empodera Mulher e de secretarias estaduais

Romaro Silva afirmou que o Ifap tem se empenhado em construir políticas institucionais voltadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade que possam ter caráter permanente, independentemente das mudanças de governo, a exemplo do Empodera Mulher, que tem, atualmente, como fomento financeiro o programa nacional Mulheres Mil. O reitor destacou ainda que na atual gestão haverá uma busca pela equidade de gênero. “Hoje, na alta gestão, 80% dos cargos são ocupados por mulheres”, disse, referindo-se às pró-reitorias.

A secretária Aline Gurgel lembrou que, quando era deputada federal, recebeu uma comitiva do Ifap para apresentar o programa Empodera Mulher, à qual destinou emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. “Eles me falaram que tinham a certeza de que eu iria acolher a proposta porque era da minha área de atuação e eu naquele momento não tinha a dimensão do programa”, contou. “Hoje estou aqui, como secretária, vendo que o Empodera Mulher é o caminho para as mulheres que estão no cadastro único a saírem e ganharem autonomia”, afirmou.

A secretária Adrianna Ramos afirmou que “é uma satisfação poder promover essa cooperação com o Ifap, encaminhar essas mulheres que são atendidas por nós para realizar os cursos de qualificação. Porque o conhecimento ninguém tira de nós”. A juíza Elaine Cantuária disse que via o ato celebrado entre o Ifap e as duas secretarias como uma expressão de “cooperação, sororidade e solidariedade para ajudar as mulheres a ascenderem socialmente”.