Ifap expõe projetos na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 12h16

SNEPT202301

Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em visita ao estande do Ifap no Espaço Inovação

Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) promove a 3ª edição da Semana Nacional de Educação Tecnológica e Profissional, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O Instituto Federal do Amapá (Ifap) participa do evento com a exposição de oito projetos e uma oficina entre os dias 16 a 22 de outubro.

A Semana tem como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, buscando trazer novas perspectivas a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento. O objetivo é estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. O evento também integra a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

SNEPT 202302

Docentes e alunos do Ifap com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getulio Marques

Para o reitor eleito e em exercício Romaro Silva, a participação do Ifap na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica reforça a identidade dos IFs ao alinhar educação básica com o desenvolvimento sustentável por meio da pesquisa científica. A partir do modelo que os IFs possuem, com seus resultados significativos, tem se mostrado como uma das mais assertivas políticas de estado das últimas décadas.

Como uma instituição de ciência e tecnologia que tem no gene da sua criação o ensino alicerçado com o desenvolvimento da pesquisa aplicada, não poderíamos ficar de fora do maior evento nacional de popularização da ciência. Em um momento em que os olhos do mundo se voltam para a Amazônia, faz-se necessário reforçar que desenvolvemos pesquisa de qualidade em todas as macrorregiões do estado do Amapá, e isso será evidenciado por meio dos nossos trabalhos que estão sendo apresentados em Brasília”, reforçou.

Para a aluna Ana Luíza Vale Rodrigues, do terceiro ano do curso Técnico Integrado em Alimentos do Campus Macapá, “é uma oportunidade gratificante e enriquecedora, pois estamos expondo a ciência amapaense e também todo trabalho que fazemos no Instituto para pessoas de todo Brasil”, pontuou a integrante do projeto “Entre Dois Hemisférios”, que pesquisa novas aplicações para minimizar o impacto ambiental dos resíduos do caroço de açaí, pesquisando o desenvolvimento de cosméticos naturais e artesanais a partir do uso do café de caroço de açaí como ingrediente principal para tais produtos.

Diversas autoridades do governo federal visitaram o estande do Ifap, dentre elas a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Setec/MEC, Getúlio Marques Ferreira, e o gerente de projetos da Setec/MEC, Marcos Lael de Oliveira.

Acadêmica do curso Tecnólogo em Gestão Comercial, Nanoay Batista Rodrigues é indígena e pertence à etnia caripuna, Aldeia Santa Izabel, no município de Oiapoque. Além de participar do Programa IFMais Empreendedor, a aluna também integra o projeto de Astronomia e Robótica, trabalhando diretamente com as crianças indígenas. “Levamos o básico da robótica e da astronomia. Há uma participação efetiva dos nossos estudantes. Até os dias atuais não houve nenhuma desistência. Tenho aprendido muito com esse projeto, pois tem me dado muitas oportunidades de aprendizagem e hoje penso em levar adiante a questão da educação tecnológica para várias outras crianças”.

SNEPT 202303

Acadêmica Nanoay Rodrigues no estande do Ifap (Espaço Inovação) da 3ª SNEPT

Projetos

Ao todo são oito projetos nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão e uma oficina durante os quatro dias de participação do Ifap na 3ª Semana Nacional de Educação Tecnológica e Profissional. São eles: "Irriga +", “Empodera Mulher Ifap”, “Documentário: De Volta Ao Antigo Normal - os catraieiros da comunidade Foz do Rio Vila Nova no pós-pandemia”, “Entre Dois Hemisférios: cosméticos naturais a partir do café do caroço de açaí”, “Oficina: Dança de Salão”, “IF Mais Empreendedor: Ações Afirmativas para Mulheres da Fronteira Norte”, “Práticas Interdisciplinares Inovadoras com Robótica e Astronomia Indígena”, “Mulheres de Fibra – aplicação da fibra do coco verde descartado na fabricação de telhas cerâmicas” e “Tratamento de água na comunidade de Ubuçutuba, na Ilha Caviana”, além da exposição de obras publicadas pela Editora do Ifap (Edifap).

3ª SNEPT 2023

A 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma oportunidade para coletivamente traçarmos estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades no país. Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, a Setec/MEC promoverá a edição de 2023 conjuntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Colaboração da servidora docente Poliana Macedo