Ifap lança Programa Primeiros Projetos

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 11h33

Estudantes receberão bolsas mensais para participar de ações didático-pedagógicas articuladas à extensão ou à pesquisa

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o Edital n° 5/2022/Proen/Ifap, que institui o programa Primeiros Projetos, a fim de estimular os estudantes dos cursos técnicos de nível médio (integrados, Proeja e subsequentes) a participarem de ações didático-pedagógicas articuladas ao ensino, à extensão ou à pesquisa. São ofertadas 30 bolsas no valor mensal de R$ 350, no período de 12 meses. Para participar do processo de seleção, os estudantes devem fazer parte de uma Proposta de Projeto de Ensino, a ser coordenada e inscrita por um servidor do Ifap, professor ou técnico-administrativo do quadro efetivo. As inscrições serão por meio de formulário eletrônico, no período de 16 de março a 3 de abril.

:: Para ler o Edital n° 5/2022/Proen/Ifap, clique aqui ::

:: Acesse o formulário eletrônico para se inscrever uma proposta ::

A proposta deve seguir o modelo disponível no edital, constando carga horária, cursos e turmas envolvidos, vinculação com disciplinas, locais e horários da realização, composição da equipe, incluindo o número e o quantitativo de alunos, apresentação de como o projeto será desenvolvido, descrição da articulação com pesquisa e a metodologia a ser utilizada na execução, além de especificar as ações a serem desenvolvidas pelos participantes da equipe, cronograma, infraestrutura e recursos financeiros. A proposta deverá ter o parecer do colegiado dos cursos aos quais o projeto estará vinculado.

O Projeto de Ensino deve ter somente um servidor do quadro efetivo do Ifap, que assumirá a função de coordenador e deverá dispor de quatro a oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades. Em nenhuma hipótese, poderá ser conferido qualquer pagamento ou bolsa ao coordenador.

Cada proposta deve ter até cinco colaboradores internos e/ou externos, que contribuirão, de acordo com o plano de trabalho, com o desenvolvimento da proposta. Além dos servidores, poderão compor a equipe estudantes vinculados e egressos do Ifap, professores, técnicos administrativos e estudantes de outras instituições de ensino.

Somente os estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Ifap podem ser bolsistas, devendo dedicar 20 horas semanais ao projeto. Cada projeto deve ter um bolsista. Poderão participar estudantes voluntários, que não receberão recurso financeiro e deverão dispor de 10 horas semanais para as atividades.

Etapas

Período de submissão