Ifap oferta 16 vagas no Mestrado Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)

Publicado: Sábado, 22 de Dezembro de 2018, 08h39 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 10h52

IMGMateriaPrincipalProfEPT

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) é uma das instituições ofertantes das turmas 2019 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). São ofertadas 908 vagas, em todas as instituições associadas, sendo 50% das vagas para servidores pertencentes ao quadro permanente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na turma do Ifap, que ocorrerá no campus Santana, são 16 vagas, no total, das quais oito para servidores. O edital já foi publicado e as inscrições serão realizadas de 2 de fevereiro a 7 de março de 2019. Clique aqui para ler o edital e para saber mais.

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, no sistema de inscrições a ser divulgado na página do ProfEPT (profept.ifes.edu.br). A taxa de inscrição será no valor de R$ 70. Para se inscrever, as pessoas interessadas deverão observar os seguintes procedimentos: acessar a página profept.ifes.edu.br no qual estará disponível o link para o sistema de inscrições; preencher, integralmente, o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções e efetuar o pagamento da taxa.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso os portadores de diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. Poderão concorrer às vagas reservadas servidores, técnico-administrativos e docentes, pertencentes ao quadro permanente, incluindo os que se encontrem em estágio probatório, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No caso das cotas, poderão concorrer os candidatos que obedeçam às regras definidas em cada uma das instituições sobre o tema.

Os candidatos farão o Exame Nacional de Acesso que corresponde a uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha. O exame versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital. A prova será realizada no dia 5 de maio, com início às 14h, em local a ser informado por cada uma das instituições ofertantes.

Produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino1, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não formais.

O curso é ofertado na modalidade semipresencial, coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional. Os Institutos Federais, Centros Federais e Colégio Pedro II que integram a Rede Nacional do ProfEPT são denominados de Instituições Associadas e são responsáveis, através de suas Coordenações Acadêmicas Locais, por toda a gestão local do ProfEPT.

As disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, com carga horária de até 30% a distância, seguindo esquema de realização (frequência, dias e horários) presentes no edital. As disciplinas eletivas serão ministradas 100% a distância, para que o estudante possa ter oportunidade de ter contato com as diversas instituições que compõem a rede. As demais atividades poderão ter oferta presencial ou a distância, de acordo com a autonomia de cada uma das IAs que compõem a rede.

A conclusão do mestrado está condicionada a apresentação e entrega de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Capes, de uma dissertação que deverá ser defendida e aprovada por banca composta por, pelo menos, três docentes, ao final do curso e a submissão de um artigo completo que verse sobre seu trabalho.

Publicação do edital

20/12/2018

Recursos ao edital

21/12/2018

Resultado dos recursos ao edital

22/12/2018

2/2/2019 a 7/3/2019

Período de solicitação de isenção

2/2/2019 a 11/2/2019

Resultado das solicitações de isenção

18/2/2019

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

19/2/2019

Resultado final das solicitações de isenção

25/2/2019

Data limite para pagamento da inscrição

8/3/2019

Divulgação das inscrições homologadas

15/3/2019

Recursos ao resultado das inscrições homologadas

18/3/2019

Resultado final das inscrições homologadas

21/3/2019

Divulgação do local de realizaçao do ENA

29/4/2019

Realização do Exame Nacional de Acesso

5/5/2019

Divulgação do gabarito

6/5/2019

Recursos ao gabarito

7/5/2019

Divulgação do gabarito final

24/5/2019

Divulgação da nota individual

3/6/2019

Recursos à nota individual 04/06/2019

17/6/2019

Junho, julho e agosto de 2019

Início do semestre letivo

Agosto de 2019

* Cada instituição divulgará o período de matrícula e início do semestre específicos

Para mais informações, contate a Coordenação do ProfEPT pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse a página do ProfEPT Ifap.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice