Ifap participa da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 09h13

jifapnatação
 Natação é uma das modalidades que representam o Ifap no JIFs 2023 em Fortaleza. Foto: arquivo JIfap 2023

Com uma delegação de 24 atletas, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) participa da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontece de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza-CE. Os estudantes do Ifap competem em cinco modalidades - futebol de campo, xadrez, tênis de mesa, natação e atletismo. Os jogos serão transmitidos ao vivo pela TV IFCE (https://www.youtube.com/@TVIFCE).

jifs202301

Delegação do Campus Macapá embarca para Fortaleza para participar do JIFs 2023

A solenidade de abertura será nesta segunda-feira, às 19 horas, no ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), local escolhido para sediar 11 das 12 modalidades dos JIFs. As provas de atletismo serão realizadas no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os boletins diários podem ser acessados clicando aqui (https://jif2023.ifce.edu.br/).

jifs202302
 Delegação do Campus Laranjal do Jari no JIFs 2023

O reitor eleito e em exercício do Ifap, Romaro Silva, enfatiza como o esporte influencia positivamente os alunos dentro e fora da sala de aula. O esporte contribui em aspectos fundamentais, como liderança e trabalho em equipe, habilidades que são essenciais para qualquer profissional ter sucesso no mundo do trabalho em um contexto de globalização. Assim, o Ifap apresenta um histórico de crescentes participações nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), fortalecendo o nosso reconhecimento do desporto como uma dimensão formativa. Cabe ainda destacar que os resultados do Ifap, chegando na etapa nacional, evidenciam o potencial regional na área esportiva”, ressalta.

Os alunos são acompanhados pelo pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Sales, pelos professores Rodrigo Deniur, Samyr Quebra e pelos técnicos Cristian Castro, Heliana Santos, Jeferson Sousa e Francisco Hamilton.

"A conquista dos nossos atletas na etapa regional com os primeiros lugares é um motivo de grande orgulho para nossa instituição, conquista que habilitaram eles para a etapa nacional. Essa conquista para nós é o reconhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito de práticas esportivas nos últimos anos. A nossa delegação participará em condições de igualdade com as demais, e acreditamos que eles trarão para a instituição as medalhas e a experiência de ter participado de um evento tão importante para a Rede Federal. Estamos na torcida", afirma o pró-reitor Victor Sales.

Etapa Norte

Com o bom desempenho na etapa Norte, realizada de 25 a 30 de setembro, em Manaus-AM, há grandes expectativas dos competidores para a etapa nacional dos JIFs 2023. Foram 11 medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze no JIFs Norte.

Nas categorias masculino e feminino do xadrez em equipe, os estudantes receberam ouro e prata, respectivamente. No xadrez masculino individual, Bryan da Costa (Campus Macapá) ficou com o bronze e Ana Karolina Moreno (Campus Santana) levou duas medalhas, sendo uma de prata e uma de bronze.

A equipe de futebol de campo do Campus Laranjal do Jari conquistou a medalha de ouro. Na natação masculino, Gabriel da França (Campus Macapá) obteve quatro medalhas de ouro e uma de bronze; na mesma modalidade, Matheus Hanry (Campus Macapá) levou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. A estudante Kalliny Maize da Costa (Campus Macapá) também se destacou na modalidade natação feminino e recebeu dois ouros e duas pratas.

No judô feminino meio-leve, Jaqueline Tavares (Campus Santana) ganhou uma medalha de ouro. No atletismo feminino, Ana Ramos (Campus Macapá) recebeu uma medalha de prata e uma de bronze. Já no atletismo masculino, Saulo Ítalo dos Santos (Campus Macapá) obteve um ouro e duas pratas. Na modalidade Tênis de Mesa, a dupla Vitor Leal (Campus Macapá) e Frederico de Paiva (Campus Santana) ganhou ouro.

Sobre os JIFs

Os Jogos das Instituições Federais acontecem, todos os anos, reunindo estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pela segunda vez, o Instituto Federal do Ceará vai sediar o evento, que receberá cerca de 1.300 atletas e servidores de todas as regiões do Brasil.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá