Ifap realiza aula inaugural de seu primeiro curso superior em Porto Grande

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 18h56 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 19h02

A unidade de Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no dia 23/2, a aula inaugural do primeiro curso de Engenharia Agronômica do Estado. Com 40 vagas preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) o curso é integral (aulas pela manha e à tarde) e o primeiro de Nível Superior ofertado naquele município.

A reitora do Ifap, Marialva Almeida, avalia que o curso de Engenharia Agronômica “é um marco da história da Educação no Amapá. Faço parte de uma geração que, para entrar no Ensino Superior, tinha que ir para outro estado. Isso significa que várias famílias que não tinham como sustentar seus filhos em outra cidade, acabavam tendo que abrir mão desse sonho. Agora, poder dar acesso à população de Porto Grande e de todo o estado a um curso de Engenharia Agronômica é algo que trará uma nova dinâmica para os arranjos produtivos do município e do Amapá como um todo”.

Esse pensamento é compartilhado por um dos calouros da primeira turma do curso, Ediberto Carmo. Em seu relato, o estudante disse que “a implantação do Instituto Federal do Amapá aqui em nosso município me estimulou a voltar a estudar aos 43 anos de idade. Foi quando fui da segunda turma de técnico em agronegócio do Ifap aqui no município. Depois disso, me lancei nesse novo desafio: entrar na primeira turma de bacharel em Engenharia Agronômica do Instituto. Nosso município é um grande produtor rural, mas nós temos muita carência de pesquisas. Esse curso do Ifap vem nos trazer essa oportunidade de pesquisar e fazer com que a agricultura de nosso município cresça. Esse é nosso maior desafio.”

De acordo com a coordenadora do curso, Natália Zatorre, “A proposta da criação desse curso vai ao encontro da expectativa de crescimento da produção agrícola no Amapá com a formação e a qualificação dos profissionais na área, com vistas à criação de novas oportunidades de geração de emprego e renda, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais ainda existentes e geração de novas tecnologias e pesquisas”.

Ifap em Porto Grande

O campus Porto Grande funciona no município homônimo em instalações próprias localizadas no bairro Zona Rural, na rodovia BR-210, km 103, logo após a entrada da cidade. Além do curso de Engenharia Agronômica, a unidade do Ifap já oferta cursos técnicos em Agropecuária, Agronegócio, Agroecologia e Agronegócio Proeja, além do curso de Segurança no Trabalho na modalidade EaD.

O campus é composto por seis blocos e 12 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e, atualmente, está em fase de implantação a fazenda experimental da unidade, que receberá diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas às Ciências Agrárias.

Breve histórico da implantação do curso

O debate a respeito da necessidade de implantação do bacharelado em Engenharia Agronômica no campus de Porto Grande iniciou-se em 2014, ano em que foram realizadas as primeiras audiências públicas com a comunidade em cumprimento ao que o estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional do quinquênio 2014-2018. O documento prevê a implantação de cursos superiores na área das Ciências Agrárias no período de sua abrangência.

Em 2017, a comissão nomeada para elaborar uma proposta do curso de Engenharia Agronômica apresentou à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) o Plano Pedagógico do Curso (PPC). Esse documento foi analisado e aprovado pelo Conselho Superior do Ifap (Consup/Ifap) em janeiro deste ano.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice