Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Amapá

Etnomatemática no Amapá é apresentada em Conferência Internacional

Publicada por Felipe Fernandes em 10/08/2026 ― Atualizada em 24 de Agosto de 2026 às 17:46

Comitiva do Ifap na Conferência Internacional de Etnomatemática composta por estudantes e professores
Comitiva do Ifap na Conferência Internacional de Etnomatemática composta por estudantes e professores

Como parte das ações de internacionalização institucional, estudantes e professores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram, de 2 a 7 de agosto, em Cusco, no Peru, da 8ª Conferência Internacional de Etnomatemática (ICEm8).

Trabalhos apresentados mostram pesquisas em etnomatemática no Amapá, como nas práticas comerciais do açaí
Trabalhos apresentados mostram pesquisas em etnomatemática no Amapá, como nas práticas comerciais do açaí

Os participantes apresentaram projetos de pesquisa com temáticas relacionadas à etnomatemática na Amazônia, saberes tradicionais, práticas culturais e processos educativos desenvolvidos no Ifap.

Os objetivos foram a divulgação da produção acadêmica institucional, o intercâmbio de conhecimentos e experiências e o fortalecimento da inserção internacional da instituição.

Estudantes também mostraram pesquisa sobre a etnomatemática nos jogos tradicionais africanos
Estudantes também mostraram pesquisa sobre a etnomatemática nos jogos tradicionais africanos

A comitiva foi composta por estudantes do curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Macapá, acompanhados pelo coordenador do curso, Francielck Domingos Freire, além de demais professores orientadores.

Lista de trabalhos apresentados

Título: “A etnomatemática nas práticas comerciais do açaí: uma análise da realidade do estado do Amapá – Brasil”

Autores: João Luccas Silva Lima Correia (estudante) e Romaro Antonio Silva (professor).

Título: “A etnomatemática como uma trilha de aprendizagem da geometria espacial: um relato de experiência de licenciandos em matemática do Instituto Federal do Amapá”

Autores: Victor Daniel Sousa Gomes e Wilkyrson Caldas Lima (estudantes) e Romaro Antonio Silva (professor).

Título: “Do tabuleiro à sala de aula: uma sequência didática com jogos tradicionais africanos”

Autores: Victor Daniel Sousa Gomes e Wilkyrson Caldas Lima (estudantes) e Romaro Antonio Silva (professor).

Título: “Relaciones Interdisciplinarias entre Etnorobótica y Etnomatemática: Contribuciones para la Promoción de los Conocimientos Tradicionales”

Autores: Jaqueline Maissiat e Bruno Pereira Garcês (estudantes) e Hutson Roger Silva e Romaro Antonio Silva (professor).

Título: “Etnomatemática na Amazônia: Formação de professores, povos tradicionais e o Campus Fluvial do Ifap”

Autor: Romaro Antonio Silva (professor).

Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: dicom@ifap.edu.br
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa