Pró-Reitoria de Ensino - Proen
- Apresentação
- Pró-reitora
- Equipe da Proen
- Organograma da Proen
- Indicadores
- Ações e programas
- Documentos
- EaD
- Processos Seletivos
- Diretrizes EM
- Proen em números
- PET
- Editais de seleção Semana da EPT
- Edital Unificado
Apresentação
Apresentação
É o órgão executivo que planeja, coordena, fomenta e acompanha as ações e as políticas de ensino, articuladas à pesquisa e à extensão no âmbito do Ifap, em consonância com as diretrizes educacionais vigentes.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, de 8h às 12h e das 14h às 18h.
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Telefone: (96) 98414-8880
A Proen tem a seguinte estrutura organizacional:
- Secretaria Administrativa da PROEN
- Setor de controle financeiro e apoio a gestão estratégica
- Coordenação de Processo Seletivo (Copse)
- Setor de apoio ao processo seletivo
- Procuradoria Educacional Institucional (PEI)
- Setor de registro escolar e acadêmico
- Diretoria de Ensino (Diren)
- Secretaria Administrativa e financeira da Diren
- Setor pedagógico
- Coordenação de Ensino a Distância (Coead)
- Coordenação de Educação Profissional (Coep)
- Coordenação de Graduação (Cograd)
- Diretoria de Assuntos Estudantis (Diaes)
- Secretaria Administrativa e financeira da Diaes
- Setor de articulação e mobilização estudantil
- Setor de permanência e sucesso discente
- Setor de programas de assistência estudantil
- Setor de alimentação escolar
PROGRAMAS
- Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera)
- Universidade Aberta do Brasil(UAB)
- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(Pibid)
- Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP)
Pró-reitora
Cristina Coutinho de Oliveira – Pró-Reitora de Ensino do IFAP Doutora e Mestra em Engenharia Elétrica, pela Unesp, campus Ilha Solteira e Graduada em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição. É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do eixo de Produção Alimentícia desde outubro de 2018, Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (IFAP). . Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4732177588909084 |
Equipe da Proen
Função: Pró-Reitora de Ensino
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ações e as políticas de ensino, articuladas à pesquisa e à extensão no âmbito do Ifap,
em consonância com as diretrizes educacionais vigentes.
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da RESOLUÇÃO 101/2023 - CONSUP/RE/IFAP
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Indicadores
Ações e programas
Programas Institucionais
Programa Institucional de Permanência e Êxito
Programas Externo
EaD
A Educação a distancia do IFAP iniciou-se em 2012 com a oferta de vagas dos cursos técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrtutura Escolar e Alimentação Escolar do PROFUNCIONARIO, que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. Inicialmente foi realizado uma parceria com o governo do estado do Amapá que se tornou o demandante das vagas funcionando em um único polo de apoio no campus Macapá. A partir de 2013, o IFAP começar a oferta dos cursos técnicos subsequentes da Rede e-Tec, e consequentemente a expansão da EAD no estado com a abertura de mais um polo no campus Laranjal do Jari. Os cursos ofertado naquele momento foram Técnico em: Serviços Públicos, Segurança do Trabalho, Manutenção e suporte de informática e Informática para Internet.
Em 2014 a expansão da Rede EAD do IFAP continuou, com a abertura de mais três polos: Tartarugalzinho, Cutias do Araguarí, e Santana, todos ofertando cursos do PROFUNCIONARIO. Dessa maneira, o IFAP vem conseguindo alcançar seu objetivo que é a oferecer oportunidade de capacitação de qualidade para seus alunos, principalmente expandindo para os municípios não tem como ofertar nada além do ensino fundamental e médio aos seu moradores.
Nesse ano, 2015, foi inaugurado mais um polo da rede e-Tec no campus Porto Grande, ofertando cursos do PROFUNCIONARIO e Técnico em Segurança do Trabalho, com a prefeitura de Porto Grande sendo o demandante da oferta do PROFUNCIONARIO. O polo Santana ofertou novos cursos como: Técnico em Meio Ambiente, Finanças Públicas, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos e contabilidade. Os curso da Rede e-Tec Brasil são ofertados de modo semi-presencial, onde 80% da carga horário é ministrada a distância e 20% presencial.
O IFAP ainda ofertou dois cursos de pós-graduação à comunidade amapaense, que são: Educação de Jovens e Adultos da educação profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos da diversidade Social, todos selecionado via edital do MEC.
Em 2016 iniciou a oferta de cursos EAD institucional no Centro de Referencia de Pedra Branca do Amapari, continuando assim a politica de expansão da Rede Federal e oferta de ensino de qualidade para população.
Processos Seletivos
Clique aqui e acesse a área de Processos Seletivos
Diretrizes EM
Novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica
Foram homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O novo documento orienta os sistemas e as instituições de ensino, públicas e privadas, que ofertam cursos dessa modalidade de educação em todos os níveis, desde cursos de qualificação profissional, passando pela formação técnica de nível médio, até chegar aos cursos tecnológicos de graduação e pós-graduação, no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação da EPT, presencial e a distância.
As novas diretrizes estão contidas na RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021 as informações podem ser acessadas no link abaixo:
A resolução não pode ser analisada de forma isolada, mas que seja analisada conjuntamente com diversas leis e atos normativos que destacamos a seguir:
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional-LDB | Acesse aqui |
Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências | Acesse aqui |
Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 que alterou a LDB Nº9394, de 20 de dezembro de 1996 | Acesse aqui |
Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio | Acesse aqui |
Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 que institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) | Acesse aqui |
Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) | Acesse aqui |
Reanálise do Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020, que tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). | Acesse aqui |
Decreto nº 10.656, de 22 de março de 2021 que Regulamenta a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. | Acesse aqui |
Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009 que Prevê a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e amplia a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. | Acesse aqui |
Portaria nº 521, de 13 de julho de 2021 que institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. | Acesse aqui |
Outros documentos | |
Estabelecimento de Diretrizes Indutoras para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica | Acesse aqui |
Versão final homologada da Base Nacional Comum Curricular | Acesse aqui |
Versão final da análise da Resolução 01/2021/CNE E Diretrizes para o Fortalecimento da EPT na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF). | Acesse aqui |
PLANO DE AÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DAS NOVAS DIRETRIZES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
1. Organização do Ciclo de Debates “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica: um convite à reflexão”
2. Realização do Ciclo de Debates.
3. Instauração de comissão central para a organização e elaboração da minuta do documento com as diretrizes de reformulação da Educação Profissional.
4. Criação de uma página no site com os textos legais que orientam a Educação Profissional e os encaminhamentos do IFAP frente às reflexões nas mudanças apresentadas pela legislação brasileira.
5. Reunião com os diretores de ensino dos campi, centro de referência de Pedra Branca e campus avançado do Oiapoque de mobilização e planejamento das ações para a elaboração de minuta de documento com as diretrizes de reformulação da Educação Profissional.
6. Discussão qualificada dos documentos legais que norteiam a Educação Profissional, dialogando com os objetivos e o compromisso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
7. Elaboração do Plano de Ação Institucional.
8. Reunião com a comissão central e comissões locais para a organização dos diálogos formativos nos campi.
9. Diálogos formativos nos campi.
10. Oficina nos campi.
11. Assembleias nos campi para apresentação da minuta.
12. Publicação no site da minuta para contribuições por meio de formulário.
PET
O QUE É O PET?
Estabelecido pela Lei nº 11.180/2005, o Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de cursos de graduação, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa eextensão.Os estudantes de graduação em regime de dedicação integral às atividades do PET recebem bolsa de iniciação científica, assim como o professor tutor.
Em 11de julho de 2024, o Ministério da Educação (MEC), publicou o Edital N° 04/2024, que possibilita a criação de 45 novos grupos PET nas Instituições Públicas de Ensino Superior no país.
Os docentes do Ifap interessados em participar da seleção de propostas do Edital N° 04/2024 devem enviá-las para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 24/07/2024, às 17h, conforme o Cronograma Interno - Edital N° 4/2024, disponível no documento Ofício Ciruclar Nº 33/2024/Proen.
Acompanhe as ações da Proen, referente ao Edital N° 04/2024/PET, por meio das publicações abaixo:
- 08.10.2024 - RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO NACIONAL - PET/2024
- 12.08.2024 - RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO INTERNA - PET/2024
- 12.08.2024 - RETIFICAÇÃO DA RELAÇÃO DE PROPOSTAS RECEBIDAS PARA SELEÇÃO INTERNA
- 06.08.2024 - RELAÇÃO DE PROPOSTAS RECEBIDAS PARA SELEÇÃO INTERNA
- 22.07.2024 - OFÍCIO CIRCULAR Nº 34/2024/PROEN - Informativo sobre a retificação do Edital
- 18.07.2024 - PORTARIA N° 1342/2024 - Institui o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) que acompanhará e avaliará o PET no âmbito do Ifap.
- 17.07.2024 - PUBLICAÇÃO DA RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 4/2024/PET/SESU/MEC
- 15.07.2024 - OFÍCIO CIRCULAR Nº 33/2024/PROEN - Informativo sobre o Edital
- 11.07.2024 - PUBLICAÇÃO DO EDITAL Nº 4/2024/PET/SESU/MEC
- 02.07.2024 - RESOLUÇÃO 50/2024/IFAP - Regulamento do Programa de Educação Tutotial (PET)
Edital Unificado
Acompanhe as informações sobre o Edital Unificado da Proen - 2024, por meio das publicações abaixo.
03.07.2024 - Comissão responsável pela elaboração do Edital Unificado
17.10.2024 - Publicação do Edital
19.10.2024 - Resultado de Pedidos de Impugnação
19.10.2024 - Primeiro dia para submissão de propostas
29.10.2024 (às 19h) - 1º Encontro virtual para esclarecimentos de dúvidas
12.11.2024 (às 19h) - 2º Encontro virtual para esclarecimentos de dúvidas sobre o Edital
17.11.2024 - Último dia para submissão de propostas
18.11.2024 - Publicação da lista de servidores que submeteram propostas
29.11.2024 - Publicação do Resultado Preliminar
06.12.2024 - Publicação do Resultado do Recurso
06.12.4024 - Publicação do Resultado Definitivo
Redes Sociais