Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Retorno Seguro

É uma ação institucional que reúne propostas de enfrentamento às dificuldades advindas da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Essas ações são transversais às áreas fins e meio do Instituto Federal do Amapá – Ifap, quais sejam: ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil, atividades administrativas, gestão de pessoas, assistência estudantil, apoio psicológico e atenção à saúde.

O programa teve como fundamentação a necessidade de ouvir alunos, servidores, colaboradores e comunidade externa sobre o momento em que passamos e o que a comunidade espera do Ifap neste momento delicado da história.

Trata-se, pois, de um trabalho construído por meio de uma comissão constituída por servidores, discentes e representantes da comunidade externa, que discutiram alternativas de um retorno fundamentado na segurança e na responsabilidade.

As alternativas apontadas do retorno das atividades foram sugeridas pela comunidade escolar, indicando procedimentos a serem utilizados para a dinâmica de uso dos ambientes das unidades do Ifap, como:  medidas de higiene, atendimento e acompanhamento psicológico.

Veja abaixo as cartilhas com os protocolos e medidas para as ações de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil, atividades administrativas, gestão de pessoas, assistência estudantil, apoio psicológico e atenção à saúde.

 


 

 

O “Plano estratégico de retorno gradual das aulas presenciais”  foi sendo elaborado por um grupo de trabalho multidisciplinar composto por docentes e técnicos administrativos do Ifap. 

O documento tem como principais objetivos:

  • Definir as principais estratégias, ações e rotinas de atuação para o enfrentamento da epidemia enquanto persistirem as recomendações nacionais, estaduais e/ou regionais de prevenção ao contágio do COVID-19; e
  • Instituir a criação das comissões locais que serão responsáveis em implementar as ações e rotinas em cada campus do IFAP.

A primeira fase para a construção deste plano foi a consulta pública através de formulário digital respondido pela comunidade de estudantes, seus pais ou responsáveis, servidores e funcionários terceirizados das seis unidades do Ifap até o dia 13/8/2021.

Após a consulta, o documento foi finalizado incluindo as sugestões da comunidade e aprovado pelo Conselho Superior do Ifap. 

Clique na imagem abaixo e acesse o Plano estratégico de retorno gradual das aulas presenciais no Ifap.

 

 


 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página