7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática ocorrerá em Macapá

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 13h06

Img matéria 7 CBM

Estão abertas as inscrições para participação no 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm), que será realizado em Macapá-AP, de 17 a 20 de setembro de 2024. Com a temática “As dimensões da Etnomatemática na valorização das identidades culturais”, o CBEm é um espaço para professores, investigadores, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e interessados na conexão entre a matemática e a cultura, podendo assim se reunir para apresentar, discutir e propor projetos de educação matemática com enfoque na etnomatemática. O Instituto Federal do Amapá (Ifap) é um dos organizadores e sede do evento.

As inscrições podem ser feitas na página do CBEm, onde também estão as demais informações. Clique aqui para acessar.

A realização do Congresso Brasileiro de Etnomatemática traz para o Amapá pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente nessa área de conhecimento, o que permitirá ao estado ser um local privilegiado na discussão da educação matemática. Ao mesmo tempo, veremos o quanto as nossas identidades culturais são relevantes e devem, sim, ser inspiradoras para o desenvolvimento educacional da nossa sociedade”, afirmou o reitor do Ifap, Romaro Silva, que é pesquisador em etnomatemática, área na qual desenvolveu a tese de doutorado pela Universidade do Minho (Uminho), em Portugal, e coordenador geral do 7º CBEm, tendo como vice-coordenador o professor José Roberto Linhares de Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Entre os demais participantes, estão confirmados os professores Adriano Fonseca, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Argemiro Midonês Bastos, do Ifap, Claudionor de Oliveira Pastana e Elivaldo Serrão Custódio, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Daniel Clark Orey e Milton Rosa, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Iran Abreu Mendes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Severino Filho, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Kaled Sulaiman Khidir, da Universidade Federal do Tocantins, Marcelo Borba, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), e Pedro Baptista Palhares, da Universidade do Minho.

A abertura do 7º CBEm ocorrerá no 17 de setembro, às 8 horas, no Museu Sacaca, seguida, a partir das 10h30, da roda de conversa “Mestres dos saberes: as práticas ancestrais nas comunidades”, com a participação da professora Célia Souza da Costa (Ifap), como mediadora, e das representantes das comunidades e lideranças culturais amapaenses Esmeraldina dos Santos, mestra griô, herdeira de tradições e saberes do quilombo do Curiaú, Kupenã Waiãpi, agente socioambiental da Aldeia Ytawa, e Marciana Nonata Dias, mestra do criar-saber-fazer das louças de barro do Maruanum e presidenta do grupo de marabaixo de Santa Luzia do Maruanum.

A partir do segundo dia, a programação passa a ser realizada no Campus Macapá do Ifap, onde ocorrerão mesas-redondas, comunicações científicas e exposição de pôsteres sobre pesquisas em etnomatemáticas. O prazo para submissão de trabalhos foi de 1º de julho de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. A conferência de encerramento será no no dia 20 de setembro, a partir das 8 horas, no Museu Sacaca, com a professora Gelsa Knijnik, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre o tema “Etnomatemática, Reconhecimento e Redistribuição”.

Diretoria de Comunicação – Dicom