Comitiva do Ifap vai a Brasília e articula recursos para expansão do Instituto
Delegação do Ifap em agenda com o titular da Setec, Getúlio Marques Ferreira (centro)
Uma comitiva de servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap), coordenada pela reitora Marialva Almeida, esteve em Brasília (DF) nos dias 26 e 27 de junho para cumprir agenda junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e ao senador do Amapá Lucas Barreto (PSD).
No encontro com o titular da Setec, Getúlio Marques Ferreira, foram estabelecidas as tratativas iniciais para a aquisição e reforma do prédio que irá abrigar de forma definitiva a estrutura física e administrativa da Reitoria do Ifap, que hoje funciona nas dependências do Campus Macapá. A Setec também firmou compromisso com mais uma obra estratégica para o Ifap: a construção do auditório do Campus Avançado Oiapoque, que será o maior espaço do gênero no município.
Já na agenda com o senador Lucas Barreto (PSD), a diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, e o diretor executivo da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), Welber Andrade, pactuaram a destinação de recursos, ainda neste ano, para que o Ifap e o Amapá possam se preparar melhor para o início da exploração de petróleo na costa do estado.
Senador do Amapá Lucas Barreto (PSD), ao centro, recebendo as demandas para a expansão do Ifap em 2024
O principal alinhamento, nesse sentido, foi o compromisso do senador de destinar os recursos necessários para que o Ifap possa firmar, junto ao Centro de Pesquisa em Petróleo e Energia da Universidade Federal de Pernambuco (LITPEG/UFPE), uma parceria cujo escopo contemplará ações, como: especialização técnica para egressos e estudantes do Ifap em áreas de petróleo, gás, energias renováveis; cursos de capacitação para servidores; bolsa de pós-doutorado para docentes do Ifap e oferta de bolsas para professor visitante e residência tecnológica para atração de pesquisadores e profissionais especialistas nessa área para o Amapá.
O Campus Laranjal do Jari também articulou junto ao senador Lucas Barreto (PSD) a destinação de R$ 2,5 milhões no orçamento de 2024 para a construção do auditório, que será um espaço de referência para a realização de eventos de médio e grande porte em todo o Vale do Rio Jari.
Além dos gestores já mencionados, a comitiva do Ifap que cumpriu agenda em Brasília também foi composta pelo diretor de Departamento de Administração e Planejamento do Campus Laranjal do Jari, Marcelo Padilha, e pelo chefe do Departamento de Engenharia e Infraestrutura do Ifap, Alexandre Sobral.
Diretoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais