Comunicação institucional do Ifap terá mudanças no período eleitoral

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h55 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 11h48

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) vem a público informar que, para atender à legislação eleitoral, toda produção de conteúdo realizada nos canais de comunicação institucional (site, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) irá se restringir à publicidade legal e às informações de utilidade pública. Essa mudança irá ser implementada de 2 de julho a 2 de outubro, caso as eleições terminem no primeiro turno, ou até 30 de outubro de 2022, se as eleições encerrarem no segundo turno.

Além dos conteúdos originalmente produzidos pelos comunicadores do Ifap, a mudança se aplicará também aos espaços de interação do público com esse conteúdo. Nesse sentido, a moderação de comentários em postagens das redes sociais do Instituto também seguirá esse critério. Assim, comentários em desacordo com a legislação eleitoral não poderão ser mantidos visíveis.

Outra mudança importante diz respeito aos eventos on-line ao vivo: nesses casos, as transmissões serão feitas com o chat em tempo real desabilitado, tendo em vista a impossibilidade técnica de controle dos comentários da audiência em transmissões com essas características.

Será feita também uma triagem em todos os conteúdos veiculados de 1º de janeiro de 2019 até os dias atuais. Os materiais que, por ventura, estiverem em desacordo com a legislação eleitoral serão editados, ocultados ou despublicados durante o período acima mencionado.

Todos os detalhes dos protocolos que serão seguidos pela comunicação institucional do Ifap e as vedações aos agentes públicos nesse período estão reunidos em documento elaborado pela Diretoria de Comunicação (Dicom), Diretoria de Integridade (Dinte) e pela Comissão de Ética do Ifap.

Para acessar o documento, clique aqui.