Curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaico” seleciona alunos e professores

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 13h58

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, vai abrir novas turmas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaico), no âmbito do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE). Para isso, serão selecionados 80 alunos bolsistas, além da equipe de professores formadores e apoio de atendimento educacional especializado. Os dois processos seletivos têm inscrições abertas de 27 de março a 5 de abril, por meio de formulário eletrônico.

Leia o edital do processo seletivo de alunos bolsistas

Leia o edital do processo seletivo para professor (a) formador (a) e apoio de atendimento educacional especializado

O curso será ofertado, ainda no primeiro semestre de 2024, na modalidade presencial, nos municípios de Macapá e Porto Grande. Em cada turma, serão reservadas 50% das vagas para cotas, sendo 30% para mulheres, 10% para pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e 10% para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os alunos selecionados receberão bolsa no valor diário de R$ 15, totalizando R$ 600 aos 40 dias letivos, com carga horária diária de cinco horas-aulas. Será pago o valor proporcional à frequência das aulas, condicionado à entrega da ficha de frequência semanal do aluno.

Os critérios de seleção são os seguintes: ter no período previsto para matrícula idade mínima de 18 anos, possuir, no mínimo, o Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo e residir preferencialmente na cidade onde será ofertado o curso. A seleção será realizada através de sorteio, caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas disponíveis, conforme anexo I e estará condicionada às vagas por turma e polo onde as aulas serão ofertadas.