Docentes do Ifap terão vagas em cursos de doutorado da UFPA

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 18h33 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 18h54

Gestores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) assinarão, na tarde do próximo dia 7/2, um Termo de Cooperação Técnica que permitirá a seus docentes ingressarem nos cursos de doutorado ofertados pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia de assinatura acontecerá no campus Macapá do Ifap, às 15h e reunirá, além de representantes das duas instituições, docentes interessados em maiores informações a respeito da parceria. Para falar sobre os detalhes da cooperação, estarão presentes à solenidade representando o Ifap a reitora , Marialva Almeira e a Pró-Reitora de Pesquisa, Rosana Tomazi. A UFPA será representada por seu Pró-Reitor de Pesquisa, Dr. Rômulo Angélica e por sua Diretora de Pós-Graduação, Dra. Iracilda Sampaio.

Atualmente, o Ifap possui 268 docentes em seu quadro de servidores. Desses, apenas 6% possuem doutorado. Com a assinatura do referido Termo de Cooperação Técnica com a UFPA, a meta é aumentar o número de docentes com doutorado e ampliar a verticalização do ensino ofertado pelo Ifap, abrindo espaço inclusive para a criação de programas de pós-graduação pelo instituto. Segundo a reitora Marialva Almeida, “professores doutores representam, para nossa instituição, mais que números, representam um aumento de qualidade em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Representam a possibilidade dos nossos estudantes, já no Ensino Médio, terem ainda mais acesso à pesquisa e ao debate de temas que desafiam as mais diversas áreas do conhecimento, tudo isso sem perder de vista os desafios que o contexto amazônico enseja”.

A parceria obteve a adesão de diversos programas de pós-graduação da UFPA ao longo das tratativas para elaboração da minuta do Termo de Cooperação Técnica, a exemplo dos programas de Sociologia e Antropologia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Matemática, dentre outros. Como cada programa possui um edital com critérios e etapas de seleção próprias, os docentes interessados em acessar os benefícios dessa parceria deverão contemplar as normas definidas pelo edital do respectivo programa para qual tenham interesse.

A possibilidade da oferta de vagas para pesquisas de doutorado em tantas áreas do conhecimento simultaneamente é vista pela Diretora de Pós-Graduação da UFPA, Dra. Iracilda Sampaio, como um ponto chave da parceria. Segundo ela “o contato [dos docentes do Ifap] com as estruturas de pesquisa da UFPA, durante esse processo de formação acadêmica, abrirá possibilidades para a consolidação de estruturas de pesquisa do Ifap, o que considero também um marco importante dessa parceria. A UFPA estará totalmente empenhada para o sucesso desse projeto de cooperação, o que tratá ainda mais reconhecimento regional e nacional para nossa instituição”.

Por Alexandre Brito, coordenador de Comunicação do Ifap

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice