Servidores e estudantes vão escolher novos representantes no Consup

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h45

O processo de eleição para escolha dos representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo, estudante e egresso, no período 2020-2021, do Conselho Superior do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi deflagrado. Definidas pela Resolução n°106/2019 do Consup, as regras estabelecem que a escolha dos representantes ocorrerá por meio de assembleia própria das categorias, em cada campus. O período de realização das assembleias será de 11 a 18 deste mês. A homologação dos titulares e suplentes pela presidência do Consup está marcada para o dia 26 deste mês.

Nas assembleias, os presentes deverão se manifestar livremente, caso tenham interesse em ser representantes de suas categorias. Após manifestação dos candidatos, serão relacionados os nomes e será iniciada a votação de forma direta. Serão escolhidos dois representantes por categoria, titular e suplente, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. Os eleitos em todos os campi terão reunião no dia 25 deste mês, onde, entre eles, serão escolhidos os dois únicos representantes titulares e respectivos suplentes de cada categoria.

A eleição para a categoria dos estudantes egressos ocorrerá somente nos campi onde já tenha ocorrido colação de grau de turmas de quaisquer cursos regulares. Os servidores que também são alunos ou egressos participarão do processo somente na categoria de servidor.

Pré-requisitos

Para ser candidato em sua categoria, é preciso ser servidor docente ou técnico-administrativo efetivo e ativo do quadro pessoal permanente da instituição, estudante com idade mínima de 16 anos regularmente matriculado em cursos técnicos de nível médio, superior ou pós-graduação, modalidade presencial ou a distância, e, no caso de egresso, ter colado grau em curso regular, de nível médio ou superior e pós-graduação, presencial ou a distância. Os servidores efetivos, docentes ou técnico-administrativos lotados nos campi em exercício na Reitoria ou em outra unidade do Ifap poderão ser candidatos representando o campus de origem/lotação e votarão na sua unidade de lotação.

Não poderão se inscrever como candidatos servidores em licença sem vencimento, à disposição de outros órgãos, em capacitação sob regime presencial com portaria de afastamento; estudantes cursando último ano de curso e egressos que não residam no estado, exceto os que morem em cidades contíguas à do campus por onde esteja concorrendo. Servidores lotados na Reitoria, ainda que em exercício nos campi, não têm direito a se inscrever nem a concorrer à vaga no Conselho Superior.

Podem participar das assembleias todos os servidores efetivos lotados nos campi do Ifap, em efetivo exercício na própria unidade, em outra unidade ou na Reitoria, bem como os estudantes regularmente matriculados e egressos de quaisquer cursos. O servidor pertencente aos campus que se encontrar em exercício na Reitoria deverá exercer seu voto no campus de origem.

O processo eleitoral será coordenado pela comissão eleitoral definida na 38ª reunião ordinária do Consup. A comissão eleitoral é composta por um representante do Colégio de Dirigentes – José Leonilson da Silva Júnior; uma representante docente – Valneres Rodrigues de Lima; um representante técnico-administrativo – Alexandre Rufino Cunha, e uma representante discente – Ana Clara Oliveira Moura.

Calendário das assembleias

CAMPUS