Estudante do Ifap é a "Menina na ciência" campeã no Connepi

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 18h59
Connepi2024meninanacienciaAlicia Luizzi de Oliveira Pastana: primeiro lugar no painel "Meninas na ciência" no Connepi 2024

O Instituto Federal do Amapá encerrou, nesta quinta-feira (29/8), a participação no décimo quarto Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), comemorando o título de primeiro lugar no painel "Meninas na Ciência", conquistado pela estudante Alicia Luizzi de Oliveira Pastana, de 15 anos de idade, do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Mineração, do Campus Macapá.

O projeto de pesquisa apresentado por Alicia Luizzi, no painel “Meninas na ciência”, foi “Análise de solos em locais de crime: feminicídio”, orientado pelas professoras Lídia Dely Alves de Sousa, Rosinete Cardoso e Indyhaia Favacho, tendo ainda a participação das estudantes Maria Yohane de Carvalho Pereira, Ana Clara Dias da Silva, Vandressa Moura Cardoso e Náthally Vitória Lima Rodrigues.

Considerando a caracterização de solos em locais de crime como um fator para a resolução de casos de feminicídio, o estudo envolve a identificação de amostras de solo usando métodos de caracterização tecnológica, como análise mineralógica por difração de raios x, análise química por florescência de raios-x e análise de tamanho de partículas por granulômetro a laser.

Os primeiros dados foram obtidos em uma simulação de ocorrência de feminicídio com o uso de uma boneca de pano com características físicas semelhantes a uma mulher, sendo realizada a coleta dos vestígios de solos nos locais de crime. apontando variações no tamanho de partículas de elementos do solo e de elementos químicos encontrados nas amostras.

Foram coletadas amostras de solo em locais de crime em área do litoral de Macapá-AP, mas especificamente nas areias da praia da Fazendinha, distrito de Macapá. Após simulação, a boneca foi transportada até o trapiche da avenida beira-rio para coleta de sedimentos também no rio Amazonas. O projeto tem parceria com a Polícia Científica do Estado do Amapá, contando com a contribuição da perita Janaina Pereira.

Esse foi apenas um dos mais de 30 projetos de pesquisa e de inovação apresentados por estudantes do Ifap no 14º Connepi, encerrado nesta quinta-feira (28/8), em Belém-PA, organizado pelo Instituto Federal do Pará (Ifpa).

Diretoria de Comunicação – Dicom