Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudante supera doença congênita para concluir ensino médio técnico

Publicado: Sábado, 27 de Abril de 2024, 15h09

Breno Lorran2024

Estudante Breno Lorran, após cirurgia, está prestes a concluir o ensino médio técnico

 

O estudante Breno Lorran Mendes Garcia, 19 anos, do 3º ano do curso técnico integrado em Logística do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), conseguiu superar as limitações de uma doença congênita no coração para seguir em frente nos estudos. Em 2020, ele ingressou na instituição, mas não conseguiu concluir nos três anos regulares devido, primeiramente, à pandemia e, depois, aos problemas de saúde que o levaram a repetir o ano escolar de 2021. Agora, com o apoio das equipes do Serviço de Saúde e da Assistência Estudantil do Campus, está prestes a conseguir o sonhado diploma do ensino médio, após ser submetido a uma cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O processo que levou Breno Lorran à cura começou no final do ano de 2021, pós-pandemia, quando o estudante foi atendido pelo serviço médico do Campus. Os motivos que o levaram eram outros, mas durante o atendimento ele contou sobre a doença dizendo que não havia cura. “Nesse momento, discordei e começamos a realizar toda uma investigação em busca de tratamento e cura”, argumentou a médica Aiannia Cavalcante, servidora do quadro de Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) do Ifap.

 

Breno Lorran com a psicóloga Carmem Tavares e a médica Aiannia CavalcanteBreno Lorran, com a psicóloga Carmem Tavares e a médica Aiannia Cavalcante

 

Segundo a profissional em saúde, Breno apresentava uma alteração congênita chamada de “comunicação interatrial (CIA), um tipo de cardiopatia congênita em que duas câmaras do coração se comunicam e há a mistura do sangue, fazendo com que o paciente fique com uma coloração arroxeada, principalmente na ponta dos dedos. Quando isso ocorre, a oxigenação no sangue baixa oferecendo uma dificuldade no funcionamento em todos os órgãos e afetando, entre outros, a cognição e o estado emocional da pessoa em decorrência das limitações e dificuldades enfrentadas no dia a dia.”, explica a médica.

 

Breno relatou que os sintomas eram sentidos desde a infância, mesmo com os acompanhamentos médicos. “Havia momentos em que eu nem conseguia subir escadas, fazer esportes, fazer minhas atividades normais do dia a dia, até dormir às vezes direito eu não conseguia por causa da falta de ar”, recorda. Durante o tempo em que esteve sob os cuidados do Serviço de Saúde do Campus, Breno também recebeu acompanhamento do Núcleo de Assistência à Pessoa com Necessidades Especiais (Napne) e foi beneficiário dos programas específicos de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Amapá, destinados a estudantes sujeitos a condições de vulnerabilidade social.

 

Tinha momentos em que eu dizia que eu não queria mais nada pelas dificuldades que eu tinha. Até jogar bola com os meus amigos eu não podia. Nesse tempo, quando eu chegava no Ifap, eu encontrava um grande acompanhamento dos profissionais do SAE e dos professores que me faziam acreditar que eu conseguiria.”, relembra o estudante, que vai continuar recebendo do Ifap o auxílio-saúde.

 

Ele sempre trazia uma questão de ansiedade referente às limitações que vivia, isso causava tristeza e desânimo, desmotivação, e o acolhimento psicológico deu um suporte para que ele superasse esses sentimentos.”, observa a psicóloga Carmem Angela Tavares, técnica administrativa do Campus Santana.

 

Os servidores do Ifap enviaram ofícios ao serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado de Saúde para viabilizar consulta especializada fora do estado. Mas o procedimento cirúrgico foi realizado no próprio estado do Amapá pelo SUS, em março de 2024.

 

O procedimento de correção permitiu, por meio de uma prótese implantada no coração, que o estudante voltasse a ter uma oxigenação plena do sangue, saindo de uma saturação de 70% para 99%. Foi um trabalho em equipe, que transformou a trajetória de vida dele, não só estudantil como de saúde. Eu, como profissional da medicina, me sinto realizada por ter buscado todos os meios possíveis para ofertar uma chance de cura para o Breno”, comentou Aiannia Cavalcante.

 

Neste ano, Breno concluirá o Ensino Médio Integrado. A conquista, para a psicóloga Carmem Tavares, é também resultado das diretrizes e procedimentos da Política de Assistência Estudantil, entre as quais a de permanência e êxito, que visam contribuir para a melhoria do desempenho escolar, qualidade de vida e inclusão social. “O acolhimento e a orientação ao aluno fizeram grande diferença para a sua permanência e êxito desde o seu ingresso ao Ifap, pois neste ano ele se forma mesmo diante de todas as adversidades que ele teve na vida. Foi fundamental a participação de todos os profissionais e, principalmente, a força e determinação dele e da sua família, que sempre esteve presente”, avalia a psicóloga.

 

O estudante concluinte comemora as novas expectativas. “Para mim foi uma alegria total. Desde quando eu entrei no Ifap, eu recebi esse apoio de todos que trabalham aqui, desde a limpeza até a direção-geral, que me motivaram a não desistir, que tudo ia passar e que eu conseguiria me recuperar. Diante de tudo o que aconteceu, eu estou mais feliz, a minha autoestima aumentou muito, porque desde criança as pessoas diziam que eu não viveria muito tempo pelos sintomas que eu sentia, mas isso foi uma motivação, e eu sou uma prova viva da ajuda de todos do Ifap e principalmente de Deus, que sempre esteve à frente. Só eu e a minha mãe sabemos o que nós presenciamos durante todo esse tempo de busca pelos hospitais, a dor e o sentimento de abandono das pessoas. Hoje eu acredito que eu posso chegar longe e realizar meus sonhos que é trabalhar na segurança pública.”, afirmou.

 

Sobre a Assistência Estudantil

Atualmente, mais de 3.800 estudantes são atendidos pela Assistência Estudantil do Ifap em todas as unidades espalhadas pelo estado do Amapá. A Política de Assistência Estudantil do Ifap atende ao Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Tem por objetivo democratizar o acesso, dando condições de permanência e de saída com êxito aos estudantes, na perspectiva de contribuir para a produção de conhecimento e melhoria do desempenho no processo formativo, para a qualidade de vida familiar e comunitária e para a equidade e justiça social.

 

A Assistência Estudantil oferece ao estudante os seguintes serviços:

  • Programa de Assistência Estudantil

  • Programa Bolsa-Permanência

  • Bolsa Monitoria

  • Serviço de Saúde

  • Serviço Social

  • Serviço de Psicologia

  • Serviço Educacional

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página