Estudantes do Campus Porto Grande são premiados na 12ª Feceap

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 12h57

feceap202401

Estudante de Medicina Veterinária Alstin Picanço, com o cheque simbólico da 12ª Feceap

Mais uma vez estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) são premiados na Feira de Ciências e Engenharias do Estado do Amapá (Feceap). Projetos do Campus Agrícola Porto Grande ficaram em segundo e terceiro lugares na categoria Ensino Superior da 12ª Feceap, realizada de 24 a 27 de setembro, na Escola Estadual Tiradentes. No ano passado, o Ifap também teve uma participação de destaque.

A 12ª Feceap apresentou mais de 100 trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e superior, das redes pública e privada do Amapá. A realização foi das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e Ciência e Tecnologia (Setec), com coordenação do Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação.

Com o projeto “Germinação de sementes de pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense) em diferentes estádios de maturação e períodos de armazenamento pós-colheita dos frutos”, os estudantes de Engenharia Agronômica João Vitor de Andrade Soares e Adrielim Santiago Lima, orientados pelo professor Breno Henrique Pedroso de Araújo, foram vice-campeões entre os concorrentes do Ensino Superior.

feceap202402

Estudante de Engenharia Agronômica João Vítor Soares, com o cheque simbólico da 12ª Feceap

A premiação recebida foi de R$ 3 mil, além da redencial para a 15ª Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí de 2024, que ocorrerá de 18 a 22 de novembro de 2024 em Ananindeua-PA.

Na pesquisa apresentada na Feceap, os estudantes investigaram a influência do estádio de maturação e do período de armazenamento pós-colheita dos frutos sobre a germinação de sementes de pimentas-de-cheiro, observando que houve aumento na germinação nos estádios verde e alaranjado com o aumento do tempo de armazenamento pós-colheita dos frutos, devido à colheita antecipada. O cultivo das pimentas foi feito em uma propriedade privada na colônia agrícola do Matapi. Já a extração das sementes e toda a fase experimental restante foi realizada no laboratório de solos e produção vegetal do Campus Agrícola Porto Grande.

Já o trabalho “Cultura Maker: aprendizado de robótica”, da estudante de Medicina Veterinária Alstin Picanço, com orientação dos professores Breno Henrique Pedroso de Araújo e Alyne Cristina Sodré Lima, conquistou o terceiro lugar no Ensino Superior. Como prêmio, recebeu R$ 2 mil e também a credencial para a XV Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí de 2024, além da credencial para o Science México 2025.

O projeto integra a iniciação tecnológica e a cultura “maker” no ensino, com foco no aprendizado de robótica, através da oferta de minicurso de robótica e programação para alunos do próprio Ifap. Agora no ensino superior, Alstin Picanço também é técnica em Agronegócio formada pelo Campus Porto Grande.

Diretoria de Comunicação – Dicom