Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes podem concorrer a 1.165 auxílios

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 14h24

 IMGmtrASSISTENCIA2024

 

 

 

Os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio (modalidades presencial e EaD) e nos cursos superiores de graduação (presencial) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) podem concorrer a auxílios para garantir a permanência das atividades acadêmicas diante de dificuldades financeiras que estejam passando. Trata-se do programa de Assistência Estudantil, que é lançado anualmente. Neste ano, estão sendo ofertados 1.165 auxílios, entre alimentação, material didático, uniforme, transporte e creche. Para concorrer aos auxílios, os estudantes devem se inscrever de 12 a 19 de março, através de formulário eletrônico.

 

Inscreva-se aqui

Leia o edital completo

 

O Programa de Assistência Estudantil do Ifap está ancorado no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), instituído pelo Decreto nº 7.234/2010, com recurso proveniente do Programa 2080 – Educação de qualidade para todos e Ação Orçamentária 2994 – Assistência ao Educando da Educação Profissional e Tecnológica e a Resolução 31/2019 Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Amapá.

 

 

De acordo com o edital lançado pelo Ifap, através da Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Assistência Estudantil, o processo seletivo para os 1.165 auxílios, ofertados nos campi Laranjal do Jari (475), Macapá (353), Porto Grande (42) e Santana (242), campus Avançado Oiapoque ( 43) e Centro de Referência em Educação a Distância de Pedra Branca do Amapari (10), é destinado aos estudantes que apresentem a documentação exigida e possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.118. Os valores dos auxílios variam por campus devido às condições locais.

 

"O programa de assistência estudantil tem como um dos objetivos minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência dos estudantes no Instituto, mas para que o aluno seja contemplado com os auxílios financeiros, a gente ressalta a importância de ler o edital na íntegra e se atentar tanto para as documentações exigidas, quanto no preenchimento do formulário eletrônico e caracterização socioeconômica dentro do Suap, pois são por meios desses instrumentos que o serviço social irá selecionar os beneficiados", explicou a diretora de Assistência Estudantil, Gilceli Moura.

 

Modalidades

Auxílio-alimentação: auxílio financeiro mensal, para a alimentação diária durante o semestre/ano letivo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

Auxílio Material Didático: repasse de auxílio financeiro para a aquisição, uma vez ao ano, de material didático conforme a necessidade do estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Podendo ser substituído pela aquisição direta da instituição com a entrega do kit escolar. 

Auxílio Uniforme: repasse financeiro anual para aquisição do uniforme padrão do Ifap (camisa, calça ou saia jeans, tênis, roupa de educação física, jaleco ou agasalho).

Auxílio transporte: valor financeiro mensal para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para uso com as despesas de transporte entre sua residência e a instituição, durante o semestre/ano letivo.

Auxílio Creche: repasse financeiro, fixo e mensal ao estudante pai ou mãe de criança com até cinco anos de idade, que não possui amparo familiar para o cuidado da criança durante o horário de aula.

 

 

Cronograma

 

Cronograma

 

Período de inscrição

12/3 a 19/3

Triagem para confirmação da situação de matrícula e prestação de contas

20/3 a 22/3

Análise socioeconômica

25/3 a 8/4

Divulgação preliminar do resultado

10/4

Prazo de recurso

11/4 a 12/4

Resultado de recursos

16/4

Divulgação do resultado final

16/4

Envio do termo de compromisso, documentos e dados bancários (preenchimento de formulário eletrônico)

 

 

16/4 a 23/4

 

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página