Ifap abre inscrições para curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 17h19 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 17h25

Os candidatos selecionados terão aulas presenciais na unidade do Ifap localizada no município de Santana.

As inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, oferecido pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão abertas até o dia 11 de outubro de 2024. O curso, será realizado no campus Santana por iniciativa do Programa de Aquicultura e oferece 76 vagas para bolsistas. Os estudantes selecionados receberão bolsa de R$ 480,00.

Leia o edital

Faça sua inscrição

Detalhes da formação e inscrições

Com uma carga horária de 160 horas, o curso visa capacitar agentes para atuarem no desenvolvimento de cooperativas em suas comunidades, tanto rurais quanto urbanas, com foco em gestão, planejamento e responsabilidade social. A formação é presencial e será realizada no período noturno, facilitando o acesso daqueles que possuem outras atividades durante o dia.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente on-line clicando aqui. O processo seletivo será realizado por ordem de inscrição, e os candidatos que não conseguirem uma vaga serão incluídos em um cadastro de reserva.

Requisitos para participar

O curso é preferencialmente destinado públicos específicos como pescadores, aquicultores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para participar, os candidatos devem atender a alguns pré-requisitos, como ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo (6º ao 9º ano), e residir preferencialmente no município de Santana. Além disso, é necessário ter disponibilidade para participar presencialmente das aulas

O processo seletivo prevê a entrega de documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, que devem ser anexados via sistema no ato da inscrição.

Bolsa-auxílio e certificação

Os alunos selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 12,00 por dia de aula, totalizando até R$ 480,00 ao final do curso. Para garantir a bolsa, os estudantes precisam manter frequência mínima e participar de, pelo menos, 75% das aulas.

Ao término da formação, os participantes que cumprirem todos os requisitos receberão o certificado de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, qualificando-os para atuar em cooperativas ou na criação de novos projetos cooperativos em suas comunidades.

• Período de inscrições: 07/10/2024 a 11/10/2024
  • Resultado preliminar: 16/10/2024