Ifap começa a formar condutores em turismo no Tumucumaque

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 15h15

cursoFICTurismoTumucumaque 1Jovens e adultos da comunidade de Sete Ilhas são alunos do curso FIC Condutor em Turismo em Unidade de Conservação Local

A comunidade de Sete Ilhas, no município de Pedra Branca do Amapari, terá 45 condutores em turismo em unidade de conservação formados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap). A qualificação de jovens e adultos da própria comunidade irá permitir mais segurança na atividade turística em áreas ambientais protegidas, especialmente, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Condutor em Turismo em Unidade de Conservação Local foi iniciado no dia 9 deste mês, na Escola Estadual Sete Ilhas.

A aula inaugural teve a participação da reitora em exercício do Ifap, Juliana Eveline Farias, do pró-reitor em exercício de Extensão, Arte, Cultura e Desporto (Proext), Ediberto de Sousa, e da diretora de Extensão da Proext, Suellen Macedo, bem como da secretária de Turismo do Estado do Amapá, Syntia Lamarão, e da secretária municipal de Turismo de Pedra Branca do Amapari, Alcemira Miranda.

cursoFICTurismoTumucumaque 7Alunos, professores e representantes das instituições parceiras na oferta do curso

O curso torna-se altamente relevante para a comunidade de Sete Ilhas, porque a comunidade está localizada na entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, área de floresta densa, patrimônio ambiental do Amapá”, afirmou o pró-reitor em exercício da Proext. Trata-se, explicou Ediberto de Sousa, de uma parceria do Instituto Federal do Amapá com a Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo de Pedra Branca do Amapari e ICMBio.

Com duração total de 170 horas, a formação busca a qualificação profissional inicial e continuada na área de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Local, buscando ampliar o turismo no estado do Amapá, com a condução em segurança de visitantes e turistas em espaços naturais e/ou áreas protegidas que podem ser acessadas. Ao término do curso serão formados 45 Condutores em Turismo em Unidade de Conservação.

Para o diretor da Escola Estadual Sete Ilhas, João Jacir, líder da comunidade Sete Ilhas, a formação é uma necessidade da comunidade. ''Estamos dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O curso veio à comunidade em um momento oportuno, pois necessitávamos preparar nossos jovens, a comunidade, de forma que esteja preparada para receber nossos visitantes e turistas''.

Para o aluno Júlio Carlos Pereira Alves, 17 anos, morador da comunidade de Sete Ilhas, ''é uma oportunidade única poder ter a chance de trabalhar dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque,. Além de poder ajudar financeiramente, diz muito a respeito sobre nosso amor a região em que vivemos''.

''Para o município de Pedra Branca do Amapari, em especial a Perimetral Norte e a Comunidade de Sete Ilhas, é um marco. O município só tem agradecer ao Ifap e a todos os órgãos parceiros pela oferta deste curso'', afirmou a secretária municipal.

Diretoria de Comunicação – Dicom