Ifap condena depredação em Brasília

Publicado: Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 20h59 | Última atualização em Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 21h27

O que aconteceu hoje, na capital do Estado brasileiro, é de uma gravidade sem precedentes na história de nosso país. Atacar a sede do Executivo, do Legislativo e do Judiciário é querer ferir de morte nossa Constituição de 1988 e os pilares de nossa democracia por ela estabelecidos.

Entendemos, de forma contundente, o sentido da expressão “não se deve tolerar os intolerantes”. Esse quadro de colapso social vem avançando centímetro a centímetro há muito, até que chegou a essa depredação física e simbólica de Brasília que vimos hoje pela imprensa e pelas redes sociais.

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), como lugar que promove a educação cidadã diariamente, não ficará áfono em um momento como esse. É hora de sermos firmes, é hora de cada instituição brasileira comprometida com a democracia levantar sua voz para cobrar a identificação de todos os envolvidos nessa extensa lista de crimes hoje praticados e seu devido julgamento com o rigor que nosso sistema jurídico prescreve.

Não se pode conviver com esse clima de ataque às instituições que impede a retomada de questões estratégicas para o desenvolvimento do país.

Não se pode banalizar crimes como os que temos visto acontecer, principalmente após nossas últimas eleições presidenciais.

Anistia é uma palavra que não deve fazer parte desse debate, sob pena de estarmos criando um cenário ainda pior para o futuro de nosso país. Que nossa democracia se erga mais forte ainda e, com justiça, puna os que contra ela vem conspirando.

Reitora do Instituto Federal do Amapá
Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Amapá