Ifap conquista primeiros quatro lugares na rede pública amapaense no Enem 2019

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 13h21

Estudantes dos cursos técnicos de nível médio dos quatro campi da instituição também alcançam as maiores notas médias entre as 15 escolas públicas e privadas melhor classificadas no estado

Imagem com número de alunos participantes, nota média e classificação do Ifap entre todas as escolas do Amapá no Enem 2019. Quatro mãos indicam primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares na classificação na rede pública amapaense.

Dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 comprovam que os campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) apresentam qualidade no ensino e têm preparado os estudantes dos cursos técnicos integrados de nível médio para o ingresso nos cursos superiores. Desde 2013 - quando as primeiras turmas da instituição começaram a realizar o Enem -, o Ifap vem alcançando as primeiras colocações, e na última edição, em 2019, ficou entre todas as 15 escolas amapaenses que obtiveram as melhores notas no exame e, pela primeira vez, nos quatro primeiros lugares no ranking da rede pública.

O Campus Macapá alcançou a maior nota média entre todas as escolas públicas do Amapá e o terceiro lugar quando são consideradas também as instituições da rede privada do estado. O Campus Santana vem logo em seguida com o segundo lugar na rede pública e o 11º na classificação geral. Já o Campus Laranjal do Jari ficou na terceira e 14ª posições, enquanto o Campus Porto Grande conquistou o quarto e o 15º lugares no ranking do Enem 2019, respectivamente.

“O Ifap têm avançado muito em diversas de suas áreas de atuação. No ensino, um resultado como esse do Enem 2019 nos enche de certeza que o trabalho que nossos servidores desenvolvem diariamente dentro e fora das salas de aula está no caminho certo. Sempre há espaço para melhorias e esse é nosso foco: fazer um ajuste cada vez mais fino em nossas rotinas para que a comunidade amapaense possa ser alcançada e beneficiada pelas oportunidades educacionais que oferecemos", afirma a reitora Marialva Almeida.

Destacamos que este é o quarto ano consecutivo que o Ifap lidera como melhor escola pública no ranking do Enem. Ficamos satisfeitos com esse resultado porque sabemos que é fruto do empenho de todos, alunos, professores, técnicos administrativos, das atividades ensino, pequisa e extensão, de uma educação pública, gratuita e de qualidade que sempre procuramos ofertar para nossa comunidade”, afirma o pró-reitor de Ensino, Romaro Silva.

Para o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, a classificação é reflexo do trabalho diário. "Este posicionamento no ranking indica que o trabalho diário está sendo bem-feito. Não só pelos alunos que fizeram a prova e obtiveram uma boa pontuação, mas também pelos esforços de professores e servidores que estão trabalhando para que os nossos estudantes consigam se destacar em várias áreas, dentre elas o Enem. Nós estamos orgulhosos de saber que o investimento em educação no Amapá tem nos dado bons resultados”, explica.

Classificação do Ifap no Enem 2019

Campus do Ifap

Número de Participantes

Nota média

Posição ranking rede pública no Amapá

Posição ranking todas as escolas no Amapá

Campus Macapá

Campus Santana

Campus Laranjal do Jari

Campus Porto Grande

Fonte: https://enem2019.evolucional.com.br/

A classificação foi elaborada pelo grupo educacional Evolucional, com base nos microdados divulgados em 26/jun/2020 pelo Inep sobre o Enem 2019 (portal.inep.gov.br/microdados), consolidando as notas dos alunos de cada escola participante. A divulgação das médias de proficiência dos estudantes no Enem 2019 por escola inclui somente as escolas que tiveram pelo menos 10 alunos participantes no Enem 2019 entre os alunos considerados para o cálculo, que foram os alunos “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2019”, respectivamente, e que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de Redação, obtendo proficiências superiores a 0 (zero) em todas as provas objetivas.

A informação considerada para a consolidação por instituição de ensino, disponível na divulgação feita pelo Inep, é a declarada pelo estudante no momento de sua inscrição no exame, não havendo garantia de que essa informação declarada é a real. Os dados não permitem uma conferência da efetiva matrícula do estudante na instituição declarada e, assim, podem existir estudantes que apontaram em sua inscrição uma instituição diferente da que está matriculado (o que pode impactar no resultado consolidado de cada instituição).

Perspectiva e esforço

Para chegar ao resultado no Enem, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelos quatro campi do Ifap usufruem de uma série de atividades que fazem parte da formação tanto técnica como do currículo do ensino médio. “Em todas as nossas unidades, nos preocupamos em oferecer para nossa comunidade, inclusive a externa, cursos de formação inicial e continuada preparatórios para o Enem, e as atividades de pesquisa e extensão caminham nessa mesma perspectiva”, explica Romaro Silva.

O pró-reitor lembra ainda do “esforço dos nossos professores que se dedicam a preparar simulados baseados no formato do Enem, para que nossos alunos possam chegar na prova de forma mais madura possível”. Por outro lado, ressalta, “destacamos a participação dos nossos alunos das licenciaturas, com práticas pedagógicas inovadoras, que têm reflexo no ensino médio”.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice