Ifap contribui com projeto pedagógico de escolas indígenas

Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 20h07 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 10h47

Reunião foi convocada pelo Conselho das Aldeias Indígenas Wajãpi

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi convidado pelo Conselho das Aldeias Indígenas Wajãpi para contribuir na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas Indígenas da etnia. O momento inicial da elaboração do PPP aconteceu durante os dias 22 e 23/2 na Terra Indígena Wajãpi que abrange cerca de 600 mil hectares entre os municípios de Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari. Na ocasião, o Ifap foi representado pelos servidores da Pró-Peitoria de Ensino (Proen) Gilmar Vieira e Veramoni Coutinho, que também participaram dos relatos de experiências sobre as práticas pedagógicas nas aldeias indígenas.

De acordo com Veramoni Coutinho, o encontro foi importante para aprofundar a contribuição do Ifap no que diz respeito, particularmente, aos temas de interesse da educação indígena. Segundo ela, os wajãpi têm um grande desafio pela frente e constroem boas soluções para conciliar sua cultura, o meio ambiente e a educação das novas gerações: “achei muito interessante o fato de que, para proporcionar educação formal às crianças das tribos e, ao mesmo tempo, preservar e fortalecer os laços identitários de sua cultura, no Ensino Fundamental I, por exemplo, os conteúdos são ministrados exclusivamente por professores indígenas, ou seja, no seu primeiro contato com a escola, as crianças da aldeia são ensinadas por alguém ‘de dentro’ de sua cultura”.

Já estão sendo planejados os próximos encontros que darão subsídio à elaboração do PPP das escolas indígenas wajãpi, que demanda amplo debate com diversos agentes sociais. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino do Ifap, Romaro Silva, "a instituição fará tudo o que estiver ao seu alcance para participar ativamente desse processo".

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice