Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap e Iepa assinam acordo de cooperação técnica para estudos com mamíferos aquáticos

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2024, 16h17 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 18h05

 

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) assinaram o acordo de cooperação técnica para a realização de estudos com mamíferos aquáticos na costa do estado. A assinatura do acordo aconteceu na manhã de terça-feira (19/11) com o objetivo de possibilitar a atuação dos pesquisadores e técnicos das duas instituições para mútua colaboração em atividades de monitoramento de praias, atendimento a encalhes e sensibilização da comunidade para conservação de mamíferos aquáticos.

Segundo o Acordo de Cooperação, o "Iepa coordenará o projeto e organizará as atividades de sensibilização das comunidades, monitoramento de praia e atendimento a encalhes, enquanto o Ifap estará presente nos acionamentos, prestará atendimento veterinário aos animais resgatados vivos e fará necrópsia e coleta de material de animais resgatados mortos".

O acordo entre as duas instituições amapaenses viabilizará a execução de ações do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos nas Bacias Pará-Maranhão e Foz do Amazonas (PCMC PAMA FZA), atividade já em desenvolvimento que reúne pesquisadores dos signatários e estudantes do Ifap, condicionante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para estudos de implementação de empreendimentos para exploração de petróleo na margem Equatorial da Bacia Pará-Maranhão, que tem influência na costa amapaense.

Para o médico veterinário do Campus Agrícola Porto Grande do Ifap Luiz Alberto Sabioni, este acordo é a formalização de uma parceria que já acontece e que vem possibilitando o atendimento de animais encalhados na costa amapaense. "Através do acordo se oficializa para ter um atuação mais articulada entre as instituições e seus pesquisadores para que o trabalho seja executado da melhor maneira e os resultados alcançados", disse.  Para a pesquisadora do Iepa Claudia Regina Silva, o acordo consolida o grupo de trabalho com o apoio das instituições viabilizando recursos e ações em comum para o melhor desempenho das ações.

Durante o encontro com os representantes do Iepa para a assinatura do acordo, o reitor do Ifap, Romaro Silva, destacou a importância e o empenho das duas instituições em fortalecer o desenvolvimento de pesquisas no Amapá, bem como ressaltou que o acordo entre as instituições para a viabilização do projeto CMC PAMA FZA abre as portas a novas parcerias para o apoio de pesquisas e pesquisadores possam ocorrer. 

Além do reitor Romaro Silva, o acordo foi assinado ante a presença dos pesquisadores Luiz Sabioni e Claudia Regina Silva, do diretor-geral do Campus Agrícola Porto Grande, Fabrício Ribeiro, da pró-reitora de Extensão  do Ifap, Alyne Sodré Lima, e da diretora de Extensão, Suellem Macedo. Como representante institucional do Iepa, participou do ato a chefe de gabinete Íris Silva.

 

 

Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página