Ifap e UAB vão ofertar 1.350 vagas em cursos de especialização a distância

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 10h14

Especializao UAB

Imagem meramente ilustrativa

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi contemplado com 1.350 vagas para cursos de especialização a serem ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2026. As vagas foram pactuadas mediante a aprovação de ofertas no âmbito do Edital Capes nº 25/2023 pelo Programa Universidade Aberta do Brasil. Os cursos serão implementados nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB, no período de julho de 2024 a dezembro de 2026.

O sistema UAB no Amapá tem seis polos ativos aptos a receberem cursos: Laranjal do Jari, Macapá, Santana, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque. Os polos servem de apoio para encontros presenciais. Em  Laranjal do Jari, o Campus do Ifap é o polo associado UAB.

“Trabalhamos em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para conseguirmos essa vagas que serão ofertadas pelo Ifap. A iniciativa reflete o compromisso do Ifap e da UAB em expandir o acesso à educação de qualidade, proporcionando oportunidades de formação continuada e especialização para docentes e gestores educacionais. A oferta desses cursos será um passo significativo para fortalecer a educação a distância e ampliar o alcance dos serviços educacionais oferecidos pelo Ifap.”, afirmou o coordenador geral UAB/Ifap, José Carlos Carvalho.

De acordo com o coordenador geral, todas as vagas serão ofertadas por meio de processo seletivo, aberto à comunidade interna e ao público externo. Quanto ao cronograma, os cursos serão ofertados por semestre conforme o proposto pela UAB/Ifap no edital, porém, o cronograma poderá sofrer alteração de acordo com a disponibilidade orçamentária da Capes.

A maioria a ser ofertada é de cursos novos, com exceção dos cursos “Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EPT),” que vai para a terceira turma, e “Ciência é 10”, que ofertará vagas para segunda turma. São cursos que visam a promover a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e socioeconômico das regiões atendidas.

Quadro de cursos/vagas/previsão de oferta

Qt vagas

Mês/ano de oferta

Especialização Lato-sensu em Docência para EPT

7/2024

Especialização Lato-sensu em Educação a Distância para EPT

1/2025

Especialização Lato-sensu em Gestão para EPT

1/2025

Especialização Lato-sensu em Educação de Jovens e Adultos

7/2025

Especialização Lato-sensu em Gestão Pública Municipal (PNAP)

Especialização Lato-sensu em Educação do Campo

Especialização Lato-sensu em Gestão Cultural

Especialização Lato-sensu em Educação para Relações Étnico-raciais

7/2026

Especialização Lato-sensu em Ciência é 10!

7/2026