Ifap inicia as aulas do ano letivo no dia 22
Alunos uniformizados durante aula no Campus Macapá. Foto: Arquivo Dicom
Mais de quatro mil estudantes de cursos técnicos de nível médio – integrados, subsequentes e Proeja (Educação de Jovens e Adultos) – e superiores começam o ano letivo 2024 nesta segunda-feira (22/1), nos campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Estão ingressando na instituição 720 novos alunos recém-aprovados no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados. As equipes técnicas e docentes prepararam programação de boas-vindas em cada unidade.
No maior campus do Ifap, o da capital Macapá, cerca de dois mil estudantes iniciarão as aulas e terão atividades de acolhimento pedagógico. “A Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) vai desenvolver o "Projeto Boas-vindas" para as turmas ingressantes. Serão fornecidas orientações relativas aos direitos e deveres dos estudantes, respaldados no Regimento Discente Institucional.
A programação incluirá momento cultural, tour pelos setores, mensagens de boas-vindas do diretor-geral do Campus, Marcus Vinícius Buraslan, e do diretor de Ensino, Hilton Prado, apresentação dos coordenadores, relatos de experiências dos alunos premiados em eventos científicos, culturais e esportivos e sobre protagonismo estudantil.
No Campus Laranjal do Jari, são esperados 160 estudantes para o começo das aulas nas turmas iniciais dos cursos técnicos integrados, além de estudantes que reiniciarão os cursos técnicos e superiores. A programação de acolhida aos alunos novatos incluirá discussões sobre ensino, calendário letivo, manual do estudante, políticas, direitos e deveres dos alunos, além de apresentações específicas de cada curso. Na quarta-feira (24/1), ocorrerá a reunião com pais e responsáveis dos alunos ingressantes.
O Campus Porto Grande receberá 80 novos alunos dos cursos técnicos integrados em Agroecologia, Agronegócio e Agropecuária, que terão uma programação de boas-vindas. “Preparamos um roteiro guiado pelo campus para que eles conheçam a instituição, a fazenda experimental, os setores, as coordenações dos cursos, além de um momento de interação com os alunos veteranos, antes de irem para as salas de aula”, contou o diretor-geral Fabrício Ribeiro. Entre os alunos veteranos, serão 250 dos cursos técnicos e 190 dos superiores.
O Campus Santana vai recepcionar, no auditório, 200 alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados, com a participação da equipe pedagógica, Setor de Assistência Estudantil, Napne e diretores, para orientações sobre regimento estudantil e outros procedimentos de rotina. Em seguida, esses novos estudantes terão um momento com as coordenações de curso para conhecerem mais sobre os próprios cursos e os setores do Campus.
Para as turmas veteranas dos cursos integrados (190 estudantes), subsequentes (80) e superiores (60), as aulas iniciarão normalmente.
O Campus Avançado Oiapoque retoma as aulas na segunda-feira, nos horários da manhã, às 8h, para as turmas dos cursos subsequentes em Recursos Humanos, e da noite às 18h30, para os cursos subsequentes em Administração e superior de Tecnologia em Gestão Comercial. No total, são 198 alunos veteranos do Campus Avançado.
Também cerca de 60 alunos das turmas dos cursos Técnico Subsequentes em Meio Ambiente e Técnico em Administração retornarão às aulas no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais