Ifap inicia trabalhos para elaboração de seu novo PDI

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 20h51 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 20h26

Parte dos servidores do Ifap que participaram do evento lançamento dos trabalhos para elaboração do novo PDI

No último dia 11/8,  servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) reuniram-se no auditório do Campus Macapá em cerimônia de lançamento e apresentação da metodologia para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2024-2028.

O PDI é o documento através do qual o Ifap estabelece suas metas, objetivos, missão e valores para o respectivo período. É nele que está previsto, por exemplo, quais cursos serão ofertados, quantas vagas serão disponibilizadas anualmente para cada curso, que obras são prioritárias e estratégicas para a instituição.

A abertura da programação do evento de lançamento dos trabalhos de elaboração do PDI foi feita pelo reitor em exercício do Ifap, Welber Andrade, que, em sua fala, destacou a importância histórica deste momento “tendo em visa que este é o terceiro PDI que o Ifap elabora e nele devemos promover, ao máximo, a diversidade de vozes. É importante que nós, servidores, possamos nos fazer presentes em cada uma das etapas desta elaboração. Da mesma forma que possamos estimular nossos estudantes e a comunidade em geral a também contribuir com esse processo de construir um Ifap cada vez maior e melhor”.

Reitor em exercício do Ifap, Welber Andrade, fazendo a fala de abertura do evento

Na sequência, houve a participação do programador visual da Diretoria de Comunicação (Dicom/Ifap), André Martins, que foi o autor da identidade visual do novo PDI. Segundo Martins, “utilizamos o conceito de ‘degraus para o crescimento’, que remete à melhoria contínua com o objetivo de crescimento institucional. Simbolizamos isso através dos degraus formados pelos braços de pessoas, nesse caso, a comunidade de servidores, alunos e comunidade externa, que juntos são responsáveis pela construção e crescimento do Ifap”.

Programador visual André Martins apresentando a identidade visual do PDI 2024-2028

Presidente da Comissão Central de Elaboração do PDI 2024-2028, Eder Bart, explicando a metodologia

que será seguida para a elaboração do documento

Encerrando o evento, o público ouviu atentamente a explanação do presidente da Comissão Central do PDI,  Eder Bart, que foi enfático ao evidenciar a necessidade de o PDI ser construído e entendido como “bem mais que um documento para atender aos órgãos de controle. Nosso PDI precisa e deve refletir nossas especificidades, nossas metas e mostrar o caminho que devemos seguir, com indicadores claros e mensuráveis para que possamos avaliar nosso progresso periodicamente. As próximas semanas serão de muito trabalho, não será um processo fácil e, por isso, precisamos agir de forma coletiva em nossas comissões temáticas para que, ao final do nosso cronograma, possamos apresentar um documento que materialize de forma realista nossos anseios enquanto instituição”.