Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap inicia turma especial da PM na Pós-Graduação em Docência

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 08h53

TurmaPM07032023  Banda da PM tocou o Hino Nacional no ato solene da aula inaugural da turma de Pós-Graduação em Docência

 

Aula inaugural teve a participação dos 100 alunos policiais militares que farão o curso a distância

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou na terça-feira (7/3) a aula inaugural da turma especial do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica em parceria com a Polícia Militar do Amapá. A turma é composta por 100 policiais militares, entre cabos, soldados e oficiais. Ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), o curso será desenvolvido na modalidade a distância no Campus Macapá.

 

..:: Clique aqui para ver o álbum de fotos::..

 

A reitora em exercício Adrielma Bronze, que presidiu a solenidade da aula inaugural, no auditório do Campus Macapá, afirmou que a turma da PM é resultado de uma articulação envolvendo muitas pessoas das duas instituições. “Essa oferta foi feita por muitas mãos, professores, gestores. É satisfatório saber que o Ifap está mudando a vida das pessoas e que agora irá formar futuros docentes entre os policiais militares”, declarou.

 

O comandante-geral da Polícia Militar do Ama, coronel Adilton de Araújo Corrêa, disse que a abertura da turma especial de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para os policiais militares atende ao plano de aperfeiçoamento da instituição com vistas a ser “a melhor PM do país”. Também aluno da turma, o comandante-geral ressaltou que a busca de conhecimento deve ser uma prática permanente. “Conhecimento é poder”, resumiu.


Iniciada com o Hino Nacional tocado pela Banda da PM, a solenidade teve a presença também do secretário-adjunto de Segurança Pública do Amapá, Paulo Reyner, do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, do diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, e da diretora de Ensino e Instrução em exercício da PM, tenente-coronel Leidiene de Souza, além de comandantes de Batalhões da PM na capital.

 

Após o ato solene, a aula inaugural intitulada “Reflexões sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil” foi ministrada pelos professores Risonete Santiago da Costa, Argemiro Midonês Bastos e Regina Célia Monteiro de Lima dos Santos, seguida de debate com os alunos com a mediação do pró-reitor Romaro Silva.

 

 

Demanda de qualificação

 

 

De acordo com a diretora de Ensino e Instrução em exercício da PM, a realização do curso Pós-Graduação Lato Sensu em Docência é uma necessidade de qualificação da corporação visto que a maioria do quadro é formada por policiais com nível de graduação e que deverão atuar na formação de novos soldados. “Estamos com concurso público em andamento para o cargo de soldado, que requer o ingresso com nível médio. Já existe o compromisso do Governo do Estado em realizar o curso de formação dos soldados em nível tecnológico em convênio com a Universidade Estadual do Amapá, e precisamos que o nosso corpo docente, os instrutores da PM, tenhao menos a titulação de especialistas. Temos muitos graduados e especialistas na área técnico-policial, mas na área civil a maioria só tem a graduação”, explicou a tenente-coronel.

 

A diretora contou que buscou a parceria do Ifap por saber da atuação da instituição e em pouco mais de um mês o curso se tornou realidade. “Conversamos com o professor Márcio e ele sinalizou que poderia ofertar um curso com 100 vagas em um período menor, mais condensado. Fizemos o edital de seleção e tivemos 238 inscritos”, detalhou Leidiene de Souza, ressaltando que a aula inaugural foi "um dia histórico para a PM do Amapá", e outras parcerias com o Ifap devem se efetivar.

 

A coordenadora de Pós-Graduação da Proeppi, Mábia Nunes Toscano, informou que a turma da PM terá aulas no regime remoto, de março a julho deste ano, com a totalização de 480 horas.

 

 

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página