Ifap investe quase meio milhão de reais em auxílio inclusão digital

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 23h52 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h44

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) está com inscrições abertas até o dia 30/9 para os interessados em receber o Auxílio-Inclusão Digital. Esse recurso será destinado a estudantes de baixa renda das turmas concluintes dos cursos técnicos de nível médio (integrado, subsequente, Proeja) e dos cursos superiores, para que possam custear o acesso regular à internet e às plataformas de ensino que vêm sendo adotadas por cada unidade do Ifap durante a vigência do ensino remoto emergencial. O edital pode ser acessado clicando aqui.

Além de estar regularmente matriculado em turmas com expectativa de conclusão de curso em 2020, para pleitear o Auxílio-Inclusão Digital o aluno também precisa possuir renda não superior a um salário mínimo e meio. As inscrições devem ser feitas até o dia 30/9, exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

O Pró-reitor de Ensino do Ifap (Proen), Victor Hugo Gomes, destacou que "para que podéssemos viabilizar os recursos para atender quase 900 estudantes divididos em todas nossas unidades, foi necessário um forte trabalho coletivo entre o a Proen os os diretores-gerais de nossos campi. Temos certeza que receber esse auxílio representa um considerável reforço na renda de nossos estudantes viabilizando sua inclusão digital".

Ao todo, a instituição concederá 884 bolsas divididas da seguinte forma entre suas unidades: 289 para o Campus Laranjal do Jari, 410 para o Campus Macapá, 15 para o Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari, 30 para o Campus Porto Grande, 70 para o Campus Santana e 70 para o Campus Avançado Oiapoque. As bolsas correspondem ao valor de R$ 110,00 e serão concedidas durante cinco meses, totalizando um investimento de quase meio milhão de reais.

De acordo com Gilceli Chagas, assistente social do Ifap, “esse auxílio é fruto do empenho da instituição em minimizar o impacto da pandemia no ambiente escolar, principalmente entre os nossos alunos mais vulneráveis. Nossos dados mostram que temos um número significativo de estudantes com dificuldade de acesso à internet em suas residências. Esses alunos, em condições socioeconômicas vulneráveis e sem esse apoio que a instituição está dando, teriam muita dificuldade em acompanhar as dinâmicas do ensino remoto emergencial”.

Para a reitora do Ifap, Marialva Almeida, "nossa instituição, assim como toda a sociedade, está diante de seu maior desafio histórico. Implementar o Ensino Remoto Emergencial, uma metodologia que depende muito de acesso a internet, exige tanto de nossa instituição quanto de nossos estudantes uma grande capacidade de adaptação. Por isso, nos empenhamos muito para reorganizar nosso orçamento e destinar considerável parte dele para promover a inclusão digital de nossos estudantes nos seis municípios em que temos unidades. Mais uma vez, o Ifap mostra como o investimento na educação pública e de qualidade é importante para toda a sociedade".