Ifap lança projeto Mais Cultura no Meio do Mundo

Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 16h46

Img matéria Mais Cultura

Aberto processo de seleção externa de professores e apoio pedagógico do curso FIC de Agente Cultural em seis municípios.

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), está lançando o projeto Mais Cultura no Meio do Mundo.  A proposta é atender a demanda por qualificação de jovens e adultos na área cultural com ênfase nas vocações locais e possibilitar a criação de uma rede de agentes culturais nos municípios amapaenses. Como ação inicial foi aberto processo de seleção externa de professores e apoio pedagógico do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente Cultural, que será iniciado em breve em seis municípios. As inscrições serão realizadas de 21 a 30 de março no sistema do portal institucional do Ifap.

Leia aqui o edital completo e mais informações

Ou faça o download do edital

Para se inscrever, acesse o endereço https://concursopublico.ifap.edu.br

São ofertadas 42 vagas para as funções de Professor Formador, que deve ter graduação conforme o componente curricular escolhido, e seis vagas da equipe de Apoio Pedagógico, com nível médio, para atuação presencial como bolsistas, em oito turmas, sendo uma turma nos municípios de Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque e Porto Grande e, duas turmas nos municípios de Macapá e Santana.

Os selecionados para a função de Professor Formador terão direito a bolsa de R$ 50 a hora/aula, recebendo remuneração referente à carga horária do componente curricular que ministrar e de acordo com a matriz curricular do curso. A carga horária semanal para os bolsistas de Apoio Pedagógico será de até 20 horas, recebendo bolsa mensal de R$ 600.

Os componentes curriculares ofertados em todas as turmas são: Empreendedorismo (Curso Superior Completo em Gestão ou Administração), Informática Básica (Curso Superior Completo em Informática), Patrimônio Histórico e Cultural (Curso Superior Completo em História ou Arte ou Antropologia ou Museologia), Culturas Populares (Curso Superior Completo em História ou Arte ou Antropologia), Políticas Culturais (Curso Superior Completo em Antropologia ou Ciências Sociais Aplicadas ou Artes ou Museologia ou Cinema), Produção Cultural (Curso Superior Completo em Arte ou Design) e Desenvolvimento Orientado de Projeto Cultural (Curso Superior Completo em Antropologia ou Ciências Sociais Aplicadas ou Artes ou História ou Museologia, ou Cinema).

O projeto Mais Cultura no Meio do Mundo

Com o lançamento do projeto Mais Cultura no Meio do Mundo, o Ifap se propõe a fomentar a valorização das potencialidades locais e a reafirmação da identidade cultural amapaense, garantindo a cultura como área de atuação no mundo do trabalho. O foco é a oferta do curso FIC Agente Cultural, que terá inicialmente 240 vagas para jovens e adultos a partir de 15 anos de idade, com, no mínimo, o Ensino Fundamental II incompleto, que estejam envolvidos em associações, grupos, organizações governamentais e não governamentais de caráter cultural e artístico.

A formação de agentes culturais é uma demanda antiga em nosso estado e o Ifap sempre teve um histórico de atuar em defesa da arte e da cultura na nossa instituição, valorizando em especial a cultura do Amapá”, explica o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, destacando que o projeto Mais Cultura no Meio do Mundo se tornou possível com a destinação de uma emenda ao Orçamento da União pelo senador Lucas Barreto.

Desde 2020, com a criação da Proeppi, destinamos um setor específico para cuidar das ações de cultura, arte e desporto, a fim de buscar recursos e articulações para que pudéssemos contribuir com a formação de agentes culturais em nosso estado. Em 2020 para 2021 criamos o projeto e corremos atrás de apoio parlamentar até que conseguimos a emenda”, detalhou Romaro Silva.

O curso FIC Agente Cultural tem previsão de início das aulas em abril. Antes será realizada a seleção dos 240 alunos, que também receberão bolsas. O processo seletivo dos alunos será lançado assim que o edital for publicado. Outra vertente do projeto é a produção artístico-cultural nas unidades do Ifap, através do apoio a ações de iniciativas de estudantes e servidores selecionadas por meio de edital.

Insta
gram: ifapoficial