Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap lança solicitação digital de certificado via Encceja

Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 11h14

 

Se o candidato indicou um dos campi da instituição no ato de inscrição do Encceja deve agora solicitar o documento de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) agora disponibiliza ao público a solicitação digital da Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência das áreas do conhecimento com base nos resultados do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para isso, o candidato deve ter indicado o Ifap como instituição certificadora no ato de inscrição do Encceja e, caso tenha obtido no exame a pontuação mínima, deve acessar o seguinte link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-certificado-encceja-ifap. Após análise dos documentos, o candidato deverá buscar o certificado no campus escolhido.

 

Os procedimentos para a emissão da Certificação de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência nas Áreas do Conhecimento, como base nos resultados do Encceja, estão na Instrução Normativa n° 5/2021/Proen/Ifap, publicada pelo Ifap, no dia 30 de dezembro de 2021, através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). A emissão destina-se às pessoas que não concluíram o ensino médio em idade própria, conforme o Art. 37 da Seção V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

 

Clique aqui para ler a IN n° 5/2021/Proen/Ifap

 

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Sales, dois campi do Ifap emitem o certificado, o Campus Macapá e o Campus Laranjal do Jari. “O serviço feito pelo link é o de protocolar o pedido a fim de facilitar os trâmites necessários para a solicitação da certificação ou declaração dos estudantes que participaram do Encceja. Os documentos enviados são analisados e, em seguida, é agendada a emissão da documentação pedida. O candidato acompanha o processo e somente vai presencialmente ao campus quando for para receber o documento requerido”, explicou.

 

Requisitos para a certificação

 

  • Ter indicado um dos campi do Ifap como unidade certificadora no ato da inscrição do Encceja

  • Ter mais de 18 anos até a data da realização da primeira prova do Encceja.

  • Atingir no mínimo 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja

  • Atingir o mínimo de 50 (pontos) na Redação

  • Criar/possuir conta de acesso única do Governo no portal

 

Passo a passo para solicitar o certificado

 

Ao acessar o link https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-certificado-encceja-ifap, clicar no botão Solicitar e fornecer as seguintes informações:

  • Ano de realização do Encceja, informar o campus e data de nascimento.

  • Nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), telefone cadastrado no Gov.BR e e-mail pessoal

  • Número da inscrição e escolher entre Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência nas Áreas do Conhecimento.

  • Tipo de solicitação: com declaração de proficiência ou sem declaração de proficiência.

  • Enviar a documentação solicitada.

 

Documentação em comum para todos os casos

 

  • Registro Geral (RG)

  • Boletim do Encceja

  • Declaração de proficiência para junção

 

Os documentos protocolados passam por uma conferência e só então serão validados. O Ifap retornará ao solicitante informando-o por meio do link de inscrição ou via e-mail sobre a situação do pedido. Caso exista algum erro na conferência do documento, o solicitante será notificado para corrigir a informação.

 

Quando o processo for finalizado, o cidadão será notificado para a retirada do certificado no campus onde solicitou o serviço. É de responsabilidade do solicitante acompanhar as publicações e avisos referentes à solicitação feita, divulgados nos meios oficiais, inclusive na página eletrônica do Ifap (http://www.ifap.edu.br).

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

Diretoria de Comunicação - Dicom

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Twitter: @ifap_oficial

Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página