Ifap lançará seu primeiro edital para criação de Empresa Júnior

Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 13h35 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 15h48

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) aprovou, no final de 2020, a Regulamentação da Criação e Funcionamento de Empresas Juniores da instituição. Como desdobramento, a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) lançará, no início do mês de março, o primeiro edital do Ifap de estímulo à abertura de empresas juniores, do qual poderão participar estudantes dos cursos superiores de todas as unidades da instituição.

A resolução aprovada apresenta, aos interessados no tema, todos os parâmetros para criação, abertura, qualificação, bem como o fluxo de funcionamento e extinção desse tipo de empreendimento. Por meio dela, estudantes e professores encontrarão apoio institucional para desenvolver suas ideias de negócio e assim gerar soluções inovadoras para lacunas de mercado.

O que é uma Empresa Júnior?

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos com objetivos mercadológicos e educacionais formada e gerida por alunos de cursos superiores ou técnicos que, no Brasil, possui seu regramento na Lei nº 13.267/2016. Sua existência pressupõe a criação de um CNPJ e gestão da responsabilidade jurídica a ele relacionada.

Como se cria uma Empresa Júnior?

Os interessados em participar deste primeiro edital já podem avançar na elaboração do projeto, cujo primeiro passo deve ser a definição de um docente do quadro efetivo do Ifap para figurar como orientador do projeto e da equipe de “sócios” da empresa. Todos dessa equipe deverão ser estudantes regularmente matriculados em algum dos cursos superiores da instituição.

Feita a composição da equipe, seus membros podem estruturar o seu projeto partindo da detecção de um problema que afete um determinado mercado e propor a respectiva solução através de um produto ou serviço cuja oferta será a razão de ser da futura empresa. Nesse sentido, para auxiliar os proponentes de projetos, a Proeppi, em conjunto com a Diretoria de Comunicação (Dicom), está elaborando uma campanha de divulgação do passo a passo que deverá ser seguido pelos interessados em participar do edital.