Ifap leva ideias de estudantes e professores à Feira Innova Amapá

Publicado: Domingo, 23 de Outubro de 2022, 12h17

Feira Innova 1Estudantes e servidores do Instituto Federal do Amapá presentes na Feira Innova Amapá

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi uma das instituições participantes da Feira Innova Amapá, nos dias 21 e 22, no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em Macapá. Projetos inovadores de estudantes e professores foram expostos no estande do Ifap e também no palco de apresentações. O Ifap expôs ainda dois microempreendimentos parceiros – Associação das Louceiras do Maruanum e Associação Sementes do Araguari.

Feira Innova 2

Estande do Instituto Federal do Amapá na Feira Innova Amapá

Com a nossa participação, mostramos que o Ifap está inserido no ecossistema de inovação do Amapá. Temos novas ideias de negócios que estão sendo desenvolvidas pelos nossos alunos e professores. E as duas associações que trouxemos para o nosso estande têm parceria em projetos e eventos que realizamos”, afirmou a supervisora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi) do Ifap, Suellen Macedo.

Foram apresentados no palco do Sebrae os projetos “Entre dois hemisférios” (produção de cosméticos com resíduos de caroço de açaí), pelas alunas Ana Beatriz Cardoso e Glória de Oliveira, do curso Técnico de Mineração do Campus Macapá, e “Perspectivas sobre o estudo do Macrobrachium amazonicum, pelo professor Argemiro Midonês Bastos. As apresentações foram em formato de pitch, que se trata de uma apresentação verbal concisa, nesse caso de três minutos.

Feira Innova 5
Ex-aluno do Ifap Daniel Araújo com os parceiros do empreendimento Eco Nutri

Um ex-aluno do Ifap foi um dos expositores da Feira Innova Amapá com o empreendimento Eco Nutri, que consiste no reaproveitamento de carcaças de peixe para produção de óleo e ração para criação de animais. Daniel Araújo contou que se tornou empreendedor após as orientações e o incentivo que recebeu de professores do Ifap durante um curso de Formação Inicial e Continuada em “Expansão Internacional”, no Campus Oiapoque. “Foi lá o estalo, os professores viram meu potencial”, afirmou, citando como exemplo o professor Pedro Aquino.

De acordo com o Sebrae, a Feira Innova Amapá teve como objetivo promover um conjunto de ações com foco no futuro dos negócios digitais e de bioeconomia, a fim de inspirar visitantes e expositores. Como parte do Programa Inova Amazônia do Sebrae, a feira possibilitou a comercialização de produtos e serviços focados na inovação e a geração de negócios.