Ifap mantém primeiro lugar no Enem entre as escolas públicas amapaenses

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 12h13

Campi Macapá e Laranjal do Jari estão no Top 10 na classificação geral no estado

AlunosIfapMCP1

Alunos em sala de aula do campus Macapá do Ifap. Foto: Suely Leitão (Deice/Ifap)

Os institutos federais e as escolas de aplicação de universidades federais estão entre as dez escolas com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 em 12 estados do país. Desde 2013, vem sendo assim no Amapá, onde o Instituto Federal (Ifap) conquista, anualmente, o primeiro lugar entre as escolas públicas e o segundo na classificação geral, incluindo a rede privada. O levantamento mais recente foi divulgado nesta semana pelo jornal “Folha de S.Paulo” a partir da base de dados do Ministério da Educação (MEC), que deixou de apresentar oficialmente os resultados por escola em 2016.

O levantamento da “Folha” exclui as escolas com menos de dez alunos no terceiro ano no exame e/ou com menos de 50% desses estudantes na prova. O ranking considera a nota média das provas objetivas mais a redação e as escolas com 61 estudantes no terceiro ano, no total de 4.612 instituições de ensino. De acordo com o jornal, esse dado reflete o universo das escolas brasileiras. É o mesmo critério que o MEC adotou em anos anteriores. Isto porque tem escolas onde apenas um estudante faz o exame e, no caso do Enem 2018, esse estudante pode obter a maior média geral na classificação, porém, por ser apenas um não reflete o desempenho da escola.

Infografico Ranking Enem 2018Nesse ranking do Enem 2018 realizado pela “Folha”, o campus Macapá do Ifap, que teve 198 estudantes realizando a prova, com média geral de 591,57, está em segundo lugar geral entre todas as escolas e no primeiro entre as públicas. Com 119 alunos no Enem 2018 e média geral de 521,64, o campus Laranjal do Jari ficou em segundo lugar entre as públicas e oitavo no geral.

Os campi Porto Grande e Santana também tiveram alunos no Enem 2018, porém, fora do critério da “Folha”. Sem esse critério de número mínimo de 61 participantes, o campus Santana alcançaria o segundo lugar entre as públicas e o nono no geral. Os 53 alunos do campus obtiveram a média geral de 573,86 pontos. Já o campus Porto Grande teve 36 alunos no Enem 2018 e média geral de 493,21, conquistando, se for considerada apenas a média dos pontos, o 25º lugar na classificação geral das escolas do Amapá e 11º lugar entre as públicas.

Rede Federal

Além do Amapá, nos estados de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul, as escolas da Rede Federal ou ligadas às universidades federais ficaram entre os dez primeiros colocados, incluindo as escolas da rede particular.

Top 10 do Enem 2018 por estado

Alagoas