Ifap tem mais de 70 participantes no 14º Connepi

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 13h55

CARD CONNEPI sub

Estudantes, pesquisadores e gestores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participam da décima quarta edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), de 27 a 29 de agosto, em Belém-PA. Organizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), o 14º Connepi tem como temática "Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros" e uma programação composta de apresentação de trabalhos científicos em formato de pôster, palestras, mesas-redondas, minicursos, lançamento de livros e paineis especiais, como “Meninas na ciência”, “Desafio de ideias” e “Mostra Tecnológica”.

Esse congresso é o maior dentro da Rede Federal no que tange à pesquisa e à inovação e é desenhado pelos institutos que compõem as regiões Norte e Nordeste do país. Neste ano, em virtude de estar acontecendo no nosso estado vizinho, o Pará, e, ao mesmo tempo, pela perspectiva do fortalecimento das ações e do ecossistema de inovação no estado do Amapá, estamos com mais de 50 trabalhos aprovados de alunos e servidores, além das demais participações”, afirmou o reitor do Ifap, Romaro Silva.

São mais de 70 participantes do Ifap, dos quais 50 estarão na mostra de pôsteres de pesquisas científicos. No "Painel Meninas na Ciência", o Ifap terá duas alunas. Alicia Luizzi de Oliveira Pastana, do curso Técnico em Mineração do Campus Macapá, apresentará o projeto “Análise de solos em locais de crime: feminicídio”. Já a acadêmica de Medicina Veterinária do Campus Porto Grande Layza Dalila da Silva e Silva vai mostrar o projeto “Digitalização e impressão 3d como ferramenta na produção de modelos anatômicos veterinários - aprimoramento do aprendizado”.

Na mostra “Desafio de Ideias”, onde as equipes terão a oportunidade de aprimorar suas ideias com o auxílio de mentores experientes e apresentar suas propostas para um painel de avaliadores, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento, o Ifap será representado pela estudante do Campus Macapá Maria Yohane de Carvalho Pereira, com orientação da professora Rosinete Cardoso.

Na Mostra Tecnológica, os participantes do Ifap serão Klenilmar Lopes Dias, Elender Keuly de Souza, Marcelo Ronald Silva de Lima e Marco Vinicio Silva Neves, do Campus Macapá, com o projeto “Laboratório remoto virtual de robótica alternativa”, Clauber Costa de Assis, Hanna Elissa Nobre da Silva e Joel Maia da Silva, do Campus Laranjal do Jari, com “Tábua de Maré Automatizada – Aruá”, e Alice dos Santos Reis, Gabrielle Conceição Duarte, Sarah Malcher Baldez Lima, Salvador Rodrigues Taty e Lídia Dely Alves de Sousa, do Campus Macapá, com o projeto “Entre dois hemisférios – Alquimia da química na Amazônia: fabricando cosméticos artesanais de açaí e capacitando mulheres amapaenses”.

O Ifap estará presente ainda com a exposição do planetário, que ficará por todo o período do evento com sessões de cúpula que durarão, em média, 15 minutos cada. Dois estudantes do curso de Licenciatura em Física Lucas Paiva e Luana Brito estarão participando da ação junto aos visitantes, com a coordenação dos professores Wilians Almeida e Cássio dos Santos, do Campus Macapá.

No estande do Ifap, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), os visitantes poderão conhecer melhor os projetos apresentados pelos alunos e pesquisadores da instituição, como a “Tábua de maré robotizada (Aruá)”, além de livros lançados pela editora Edifap.

Para Romaro Silva, este momento evidencia o protagonismo do Amapá, através do Ifap, no eixo da pesquisa e da inovação. “Muito embora sejamos um instituto relativamente jovem, mas já temos maturidade na pesquisa, na pós-graduação, na inovação e na extensão tecnológica, muito também em virtude dos significativos investimentos que a gestão do Ifap tem feito”, salientou. “Esperamos com este evento que outras oportunidades possam surgir e que nossos alunos e pesquisadores possam fazer esse intercâmbio de conhecimento, mas também de trazer novas perspetivas para fortalecer ainda mais os projetos e ações que vêm sendo feitas aqui no Amapá”, completou o reitor.

Diretoria de Comunicação – Dicom