Ifap realiza reuniões preparatórias para elaboração de seu novo PDI

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 15h46 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 18h37

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) tem realizado reuniões em todas as suas seis unidades com o objetivo de sensibilizar servidores, estudantes e comunidade em geral para importância da participação desses entes na elaboração de seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento é o principal instrumento de gestão dos Institutos Federais (IFs) e balizará as ações do Ifap no quinquênio 2019-2023.

A metodologia de construção do PDI será elaborada e conduzida pela empresa G4F – Soluções coorporativas, que venceu a licitação realizada pelo Ifap para este fim. Na tarde do último dia 26/1, Marcelo Peres, consultor representante da empresa, participou, no campus Macapá, de reunião com gestores do instituto. O encontro foi proposto com o objetivo de alinhar expectativas e coletar informações da instituição para a elaboração do Projeto Executivo do PDI que deverá ser apresentado à comunidade no dia 25/2.

Além do PDI, a consultoria também prevê a elaboração do Planejamento Estratégico do Ifap para os próximos 10 anos. Pela relevância desses dois documentos, segundo a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “mais do que nunca é importante o engajamento de toda nossa comunidade nesse processo de construção de nosso futuro enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão. Os encontros que vivenciaremos nos próximos meses devem ser construídos coletivamente: cada servidor, estudante e mesmo a comunidade externa poderá sugerir formas de melhorar nossa instituição”.

Para o gestor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) do Ifap, Romaro Silva, “nossa ideia é buscar construir um instrumento participativo que, mais que cumprir um dever legal, contribua efetivamente para o desenvolvimento dos arranjos sociais, culturais, ambientais e econômicos do Amapá nos próximos cinco anos.”

Qual a importância do PDI?

O PDI é um documento cuja a elaboração é obrigatória para todos o Institutos Federais (IFs) e Instituições de Ensino Superior (IES). Em seu escopo, o PDI deve favorecer o uso eficiente de recursos financeiros, sustentabilidade, inovação, diversidade, política de ingresso, qualificação de gestores e, em especial, dialogar e contribuir com o crescimento da comunidade na qual a instituição está inserida que, no caso do Ifap, é o Estado do Amapá.

Conselho Superior do Ifap (Consup) e o PDI

O atual PDI do Ifap tem vigência até o mês outubro deste ano. Por isso, em outubro de 2017, o Consup publicou uma resolução (98/2017) na qual aprovou o cronograma para a elaboração do novo PDI, que conduzirá a gestão da instituição no quinquênio 2019-2023.

Por Alexandre Brito, coordenador de Comunicação do Ifap

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice