Ifap realiza seminário de iniciação à docência

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 17h16 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 16h55

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza, nos dias 10 e 11 deste mês, o VIII Seminário de Iniciação à Docência, no campus Macapá, com o tema “A interdisciplinaridade na formação docente”. O público poderá ter acesso aos trabalhos fomentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que contempla estudantes dos cursos de licenciatura da instituição. O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que busca aprimorar os processos de formação de professores e a realização de seminários de socialização dos resultados são uma das exigências do programa.

No primeiro dia do evento, os bolsistas realizaram exposição de resumos de suas práticas docentes em forma de banners. No segundo dia haverá a comunicação oral dos trabalhos. A comissão organizadora do evento é presidida pelo docente Haroldo da Silva Ripardo Filho e conta com os docentes André Adriano Brun, Erlyson Farias Fernandes, Jamil da Silva e a técnica em assuntos educacionais Ariadney Ferreira do Nascimento, além de professores membros das bancadas de avaliação e  uma equipe de monitoria composta por 10 estudantes dos cursos de licenciatura.

De acordo com o coordenador do evento, Haroldo Ripardo, "nosso projeto trabalha com uma perspectiva interdisciplinar que visa atuar sobre problemáticas detectadas nas escolas de aplicação do projeto. Essa é uma ação importante na formação de futuros docentes, pois estimula que eles criem um senso de reflexão sobre a prática docente desde as séries iniciais das licenciaturas, coisa que em currículos clássicos não se tinha". Após o ciclo de apresentações orais, as bancas de avaliadores irão divulgar quais os três trabalhos mais bem pontuados desta edição do evento.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice