Ifap recebe obras de melhoria em sua infraestrutura

Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 17h47 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 18h00

Apesar dos cortes infligidos ao seu orçamento, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) conduz, atualmente, obras de ampliação e melhorias na estrutura de suas unidades de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Laranjal do Jari e Macapá. Além dos recursos habituais provenientes de repasses via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e Lei Orçamentária Anual (LOA), as obras estão sendo custeadas por recursos originários de Emendas Parlamentares de representantes do Amapá no Congresso Nacional, são eles: o Senador João Capiberibe, os Deputados Federais André Abdon, Cabuçu Borges e a Deputada Federal Janete Capiberibe.

As obras dividem-se em três grupos: parte delas se destinam a melhorar e adequar estruturas já existentes como é o caso do campus Laranjal do Jari, outras enquadram-se como obras de conclusão de ambientes já iniciados, como é o caso do bloco de convivência e refeitório do campus Macapá e, por fim, obras que iniciaram do zero visando expandir a área construída do Ifap, a exemplo da construção do galpão e do viveiro de mudas que darão início a Fazenda Experimental do campus Porto Grande.

Para gerenciar tantas obras simultâneas, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) realizou, ainda em 2017, uma reunião com representantes das construtoras que venceram os respectivos processos licitatórios. A meta do encontro foi ratificar, junto às empresas, a necessidade de cumprimento dos cronogramas e execução das obras com os parâmetros técnicos estabelecidos nos projetos, cuja observância será fiscalizada pela instituição. De acordo com Yan França, do Departamento de Licitações (Delic), “os esforços empreendidos pela reitora e os recursos articulados a partir deles nos possibilitaram realizar 07 licitações, em regime diferenciado de contratação. Os contratos já estão assinados, as ordens de serviço já foram expedidas e as obras já foram iniciadas. O Ifap fará uma fiscalização bastante rígida para que possamos inaugurar as obras o mais rápido possível”.

Responsável pela articulação política junto à Bancada Federal do Amapá, a reitora do Ifap, Marialva Almeida, explica que “os cortes no orçamento de todos os Institutos Federais (IF) foram grandes demais para 2018. Conseguimos reverter parte desse problema a partir atuação conjunta de todos os reitores dos IFs através do Conif [Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica] junto ao Ministério da Educação (MEC) e, no caso particular do Ifap, nos empenhamos muito em sensibilizar nossos parlamentares federais a respeito da importância que nossa instituição tem para o estado e da necessidade da expansão de suas ações. A soma de todos esses esforços é que permite hoje termos tantas obras em andamento no Ifap”.

Recursos provenientes de Termo de Execução Descentralizada (TED) Setec

Total: R$ 2.471.009,66

Aplicação nas obras:

- Reforma e ampliação do Centro de Referência em EaD de Pedra Branca do Amapari;

- Construção de galpão, cerca elétrica e urbanização externa do campus Porto Grande;

- Urbanização parcial do campus Macapá;

- Reforma e adequação do campus Laranjal do Jari;

Obras que serão realizadas com recursos provenientes de Emendas Parlamentares

Total: R$ 1.377.500,50

- Reforma e urbanização parcial do campus Macapá do Ifap;

- Finalização da área de convivência e refeitório do campus Macapá do Ifap;

Obras que serão realizadas com recursos provenientes da Lei Orçamentária Anual

Total: R$ 696.752,45

- Finalização da área de convivência e refeitório do campus Macapá do Ifap;

- Construção do viveiro de mudas da Fazenda Experimental do campus Porto Grande;

Por Alexandre Brito, coordenador de Comunicação do Ifap

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice