Ifap seleciona estudantes e  professores para Programa de Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 16h52 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 12h02

Os estudantes dos cursos superiores de licenciatura do  Instituto federal do Amapá (Ifap) que estiverem cursando a segunda metade de sua graduação poderão se inscrever para concorrer a uma das 105, com remuneração de R$ 400 durante 18 meses, abertas pela seleção interna do Programa de Bolsas de Residência Pedagógica (RP).

Os professores das unidades do Ifap que ofertam cursos de licenciatura também poderão concorrer a vagas para serem preceptores dos estudantes selecionados. No caso dos docentes, serão 21 vagas com bolsas de R$ 765 também durante 18 meses.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o edital específico de seu interesse, preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais e anexar um arquivo em PDF com todos os documentos exigidos pelo respectivo certame.

O que é o Programa de Residência Pedagógica?

É um programa que busca aprimorar a qualidade da formação de professores pelos cursos de licenciatura nas instituições públicas de ensino superior. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores que busca criar espaços de aplicação dos conhecimentos adquiridos por estudantes que estão da metade final de seus cursos através da imersão deles em escolas de educação básica.

O programa é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o regulamento do RP para alunos do Ifap pode ser acessado aqui.