Ifap tem 19 estudantes premiados na Obmep 2023

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 13h37

Luís Henrique, medalha de prata na Obmep 2023

Aluno do Campus Macapá, Luís Henrique Costa Monteiro conquistou medalha de prata na Obmep 2023

Dezenove estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ficaram entre os premiados na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), cujas provas foram aplicadas em 2023, com 18,5 milhões participantes. A melhor colocação foi do estudante Luís Henrique Costa Monteiro, do curso Técnico de Redes em Computadores, do Campus Macapá, que conquistou a medalha de prata nacional na competição.

Luís Henrique Costa Monteiro, na cerimônia de premiação da Obmep, no Rio de Janeiro.

O medalhista representou o Ifap e o Amapá na Cerimônia Nacional de Premiação da Obmep, ocorrida no dia 11 de junho, no Rio de Janeiro-RJ, com a presença de 650 estudantes e do presidente Luís Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e dos ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

"É a primeira vez que consigo uma medalha de prata nacional, porém fui premiado em outras oportunidades pelo Ifap na Obmep. No meu primeiro ano (2021), consegui menção honrosa, no meu segundo ano (2022) consegui medalha de bronze nacional e, no ano passado, além de prata nacional, consegui uma medalha de ouro regional. Fui escolhido para representar o Amapá na cerimônia nacional e recebi uma medalha de ouro junto aos outros 654 medalhistas de ouro do Brasil", contou Luís Henrique.

Para ele, que concluiu o curso técnico em 2023, "as olimpíadas de conhecimento, em especial a Obmep,  possibilitaram um aprendizado completamente diferente, me capacitando com pensamento crítico e raciocínio lógico, me permitindo fazer outras provas com mais facilidade, inclusive o Enem, pelo qual tive nota para passar em Medicina na Unifap, e em outras instituições renomadas no país, as quais abrem portas para medalhistas. Espero que minha conquista inspire mais estudantes amapaenses a participar de olimpíadas e representar o Amapá”.

Dois estudantes do Campus Laranjal do Jari conquistaram medalha de bronze na Obmep 2023 - Hanna Luíza Sousa e Rogério Ceni Reis, do curso Técnico em Administração. O desempenho garantiu a Rogério um lugar no Programa de Iniciação Científica Jr., oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). "Faço a versão on line do programa, já que não há um polo presencial em Laranjal, e recebo uma bolsa de R$ 300 mensais durante um ano", contou.

Lista dos alunos do Ifap premiados na Obmep 2023

ROGÉRIO CENI REIS DE M MEDEIROS – Campus Laranjal do Jari – Medalha de bronze

HANNA LUIZA SOUSA RECKZIEGEL – Campus Laranjal do Jari – Menção honrosa

Sobre a Obmep

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sendo promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Os premiados na Obmep podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pibic Jr), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 mensais do CNPq para alunos de escolas públicas.

Por Suely Leitão, com colaboração de Jacyara Araújo, Keila Gibson e Tiago Ferreira

Diretoria de Comunicação – Dicom