Ifap tem projeto aprovado no Programa de Educação Tutorial (PET)

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 15h41

FazendaExperimental2024FelipeBrenerEstudantes de Engenharia Agronômica em atividade na fazenda experimental do Campus Agrícola Porto Grande. Foto: Felipe Brener/Arquivo Campus

Investir na formação de qualidade dos estudantes de Engenharia Agronômica e, ao mesmo tempo, contribuir para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da comunidade rural no entorno do Campus Agrícola Porto Grande. Essa é, em resumo, a proposta do Instituto Federal do Amapá (Ifap) aprovada no Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação.

De 287 projetos apresentados por instituições públicas de ensino superior, na seleção aberta através do Edital nº 4/2024/PET/Sesu/MEC, 45 foram aprovados para criação de grupos PET. Orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os grupos são formados com, no mínimo, quatro e no máximo 12 bolsistas, com tutoria de um docente. Os alunos receberão bolsa de iniciação científica no valor de R$ 700; os tutores, com título de mestre, R$ 2.100, e os que têm título de doutor terão direito a uma bolsa de R$ 3.100.

O Ifap foi um dos seis integrantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com projetos aprovados no edital e o único Instituto Federal com projeto aprovado no eixo 5, Rede de “Manejo Florestal Comunitário na Amazônia". “As outras propostas selecionadas neste eixo foram todas de Universidades Públicas. Ficamos muito felizes com mais essa vitória do Ensino. Isso é mais um indicativo que estamos no caminho certo", completou a pró-reitora de Ensino, Cristina Coutinho.

"Essa conquista é um marco histórico para nossa instituição e representa um passo significativo em direção ao fortalecimento da educação e da pesquisa no ensino superior. Gostaria de expressar minha profunda gratidão à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que teve papel decisivo na coordenação e articulação deste projeto. Reconhecemos também o empenho e a competência da equipe técnica e pedagógica que desenhou a proposta do PET”, afirmou o reitor Romaro Silva.

Assim que assumi a Proen, uma das ações imediatas que tive foi institucionalizar o PET no âmbito do Ifap, pois já tinha interesse em trazê-lo para a nossa instituição. Tão logo a resolução do PET foi aprovada pelo Consup (Conselho Superio), coincidentemente, o MEC lançou um edital de seleção disponibilizando 45 novas vagas para criação de novos grupos PET. Imediatamente, mobilizei a equipe da Proen para que pudéssemos iniciar os trâmites e escrever uma proposta institucional. Contamos com a colaboração de vários colegas servidores da reitoria e dos campi neste processo de escrita”, relata a pró-reitora de Ensino.

Desenvolvimento no meio rural

Com a criação do grupo PET Agronomia, o Ifap vai ter, portanto, um investimento extra na formação dos estudantes de Engenharia Agronômica envolvidos direta ou indiretamente com o programa, desenvolvendo atividades com a preocupação de atualizar e proporcionar conhecimentos e experiências que vão além da sala de aula, com o fim de auxiliar na construção do desenvolvimento no meio rural e a enfrentar a insegurança alimentar da comunidade.

As atividades propostas incluem aplicação de técnicas sustentáveis de manejo agrícola e pecuário, através de pesquisa participativa e extensão, envolvendo comunidades locais na coleta e análise de dados e na implementação de práticas sustentáveis, tecnológicas digitais e audiovisuais, registro de dados e produção de materiais educativos.

A prática inovadora de ensino proposta é a implementação de uma "Sala de aula ao ar livre", onde alunos do curso de Engenharia Agronômica terão a oportunidade de aprender diretamente no campo, em um ambiente real de trabalho, integrando teoria e prática de maneira dinâmica e colaborativa. Dentre outras atividades propostas, estão também “Dia do Campo” e estação de compostagem.

PET – O Programa de Educação Tutorial, criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, fomenta grupos de aprendizagem tutorial. Isso é feito por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET. Além disso, o programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária. É uma política que atua para a consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior.

Leia mais sobre o PET

Diretoria de Comunicação – Dicom