Curso vai formar 30 novos desenhistas para a construção civil

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 14h24 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 10h06

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do Projeto 1, 2, 3 EJA - Sempre é tempo de recomeçar! iniciou, na tarde da última segunda-feira (10/6), uma nova turma para a formação de Desenhistas para a Construção Civil. A aula inaugural aconteceu no Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo, em Macapá, reunindo estudantes, professores do curso, gestores do Ifap e da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed). Confira a galeria de imagens da aula.

Participaram da aula inaugural o coordenador-geral do Projeto 1, 2, 3 EJA do Ifap, Luís Ricardo Aires, o coordenador adjunto, Olavo Nylander, o coordenador do Polo Macapá, Ronaldo Franck Figueiredo, o coordenador do curso, Neilson Silva, e a reitora em exercício do Ifap, Juliana Evelyne, além de professores do curso. Participaram também os representantes da Seed: a secretária de Políticas Educacionais, Antonia Costa Andrade, o coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, Bruno Marcelo, e a diretora do Centro Paulo Melo, Carolina Sandala.

Falando aos estudantes, o coordenador do Polo Macapá do Projeto 1, 2, 3 EJA, Ronaldo Franck, destacou que o curso foi pensado para esse público na intenção de levar a qualificação profissional. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa que leva o ensino do Ifap para além dos limites da instituição, chegando até quem mais precisa de formação.

A reitora em exercício do Ifap, Juliana Evelyne, destacou que a realização do curso fortalece as relações entre as instituições envolvidas e agradeceu o apoio da Seed. A professora do Ifap incentivou os cursistas a aproveitarem essa nova oportunidade de formação e espera que após o curso "vocês consigam empregabilidade, consigam melhorar o currículo de vocês para o mercado de trabalho". Segundo ela, o Ifap tem se empenhado em fortalecer a educação de jovens e adultos como uma forma de promover a verticalização na formação deste público.

O curso tem por objetivo capacitar os estudantes a representar graficamente desenhos de arquitetura e engenharia civil, analisar solicitações de desenhos, interpretar documentos de apoio (plantas, projetos, catálogos, croquis e normas), observar características técnicas de desenhos, definir formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos e a desenhar detalhes de projetos.

De acordo com o coordenador do curso, professor Neilson Silva, a realização do curso de Desenhista para a Construção Civil atende a Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNL), que incentiva a oferta de matrículas e educação profissional para educação de jovens e adultos. Na apresentação, o professor destacou o perfil do estudante egresso do curso, as oportunidades com esta formação e que se trata de um curso com metodologia mais prática para os cursistas.

As aulas acontecerão no próprio Centro de Ensino por professores das áreas de Informática e Engenharia Civil do Ifap, no contraturno das aulas regulares dos estudantes. Como forma de incentivo e permanência, a turma recebeu material didático, uniforme e terá lanche na troca de horário.

Por Coordenação de Comunicação - Projeto 1, 2, 3 EJA